sexta, 29 de março de 2024
Geral
29/01/2015 | 08:39

Escorpiões são encontrados no Bairro Cidade Nova

Após a solicitação de um morador do Bairro Cidade Nova, o Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí está trabalhando durante a noite para capturar escorpiões, aracnídeos que possuem hábitos noturnos. Até o momento, foram capturados 32 animais da espécie Tityus serrulatus, conhecida como escorpião amarelo - considerada a mais perigosa. A busca por escorpiões continua até que a situação esteja controlada.

Moradores deste bairro devem manter o terreno e o quintal limpos, livres de entulhos e fechar bem seus pontos de armazanagem de lixo (sacos, lixeiras, latões, ou outros), pois os escorpiões se abrigam nestes locais e se alimentam de outros animais, como baratas, aranhas, cupins e até mesmo pequenos vertebrados. Além de evitar o escorpião, a limpeza do ambiente evita o surgimento de roedores e também que ocorra o acúmulo de água, importante para o controle do mosquito da dengue.

Nas regiões onde têm aparecido estes animais, além da limpeza do ambiente, é recomendado fechar as soleiras das portas, cuidar com as frestas nas paredes e manter os ralos vedados. Ao deitar, a recomendação é para que a pessoa inspecione a cama, os lençóis e travesseiros. Verificar as roupas e sapatos antes de vesti-los, pois os escorpiões têm o hábito de ficar escondidos.

A picada de escorpião faz com que a pessoa sinta uma dor intensa e imediata no local e é acompanhada por vermelhidão, muitas vezes sem evolução. A maior preocupação está em acidentes com as crianças e idosos, que é quando os sintomas podem evoluir.

“Em caso de acidentes, lavar o ferimento com água e sabão e em seguida procurar o hospital. Se possível, levar o animal para que a equipe que irá atende-lo possa identificá-lo. No caso de crianças, devem ser encaminhadas ao Hospital Pequeno Anjo e os adultos ao Hospital Marieta Konder Bornhausen”, explica a Veterinária do Núcleo de Controle de Zoonoses, Ana Paula dos Santos.

“Se algum morador encontrar um escorpião em sua residência deve entrar em contato com o Núcleo de Controle de Zoonoses para receber as orientações necessárias”, acrescenta a veterinária.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS