sexta, 29 de março de 2024
Geral
23/01/2015 | 09:01

Mais impostos, menos alegria no Carnaval

Aumento de tarifas gera descontentamento contra destinação de recursos para a realização das festas

 

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval, mas em 2015 esse ditado está perdendo força. Desde os primeiros dias de janeiro, os brasileiros já estão enfrentando notícias difíceis de digerir. O Governo Federal anunciou nesta semana o aumento de tributos sobre combustíveis, importados e operações de crédito. Além disso, a partir de fevereiro começam as cobranças do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

 

Nessa mesma semana, o governador Raimundo Colombo e o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Filipe Mello, liberaram R$ 7,3 milhões para o Carnaval 2015 em Santa Catarina. Os recursos serão repassados para as ligas das escolas de samba e para as prefeituras. Itajaí não está entre as contempladas pelo Estado, mas a notícia gerou descontentamento dos leitores do Jornal dos Bairros, que abriu o debate na página do Facebook.

 

O debate teve 4.585 curtidas, 901 compartilhamentos e alcançou 112.960 usuários da rede social. No total, 167 pessoas deram sua opinião, em que a maioria opinou que a quantia destinada para as ligas das escolas de samba deveria ser mais bem investida em setores de maior carência. Para Maria Bernardete Silva, o Poder Público “tem que investir nos salários dos funcionários da saúde e da educação, em obras saneamento básico, segurança pública e benfeitorias”.

 

Rosângela Becker lembra que os poderes públicos já costumam destinar certas quantias para cada segmento. “O que tem que se entender é que recurso de Educação é uma coisa recurso de Cultura é outra coisa. Concordo que carnaval é despesa aqui no sul, mas trocar uma coisa por outra é errado. Cultura também é educação”, argumentou ela.

 

Insatisfação

 

O cientista político Eduardo Guerini acredita que a opinião popular tende a ser ainda mais negativa, por conta de uma crise que está ocorrendo nos municípios, nos estados e no Governo Federal. Ele explica que essa insatisfação geral de deve à falta de eficiência da prestação de serviços do poder público.

 

“Na verdade, a primeira questão é que existem prioridades que não estão sendo atendidas como mobilidade, saneamento, saúde, educação, etc. Há uma opinião pública contra eventos, porque eles atendem uma necessidade sazonal voltada ao turismo, quando há necessidades o ano todo como creches e hospitais. O que acontece é que as prefeituras não possuem recursos suficientes para investir nesses setores e por isso passa a sensação de desperdício de recursos”, ressalta Guerini.

 

Ele também questiona a falta de engajamento do poder legislativo e das entidades representativas. “Onde estão as câmaras legislativas e as entidades organizadas para se opor a isso?”.

 

O cientista sugere que o ideal seria que as ligas de escola de samba buscassem financiamento privado e contribuições do setor hoteleiro, uma forma de manter recursos próprios para custear as despesas.

 

Importância

 

Para o presidente da Superliga de Escolas de Samba de Itajaí, Mauro José da Silva, o carnaval e o samba são expressões culturais que alegram a população. “Qualquer lugar que tenha uma batucada tem uma pessoa curtindo, então isso é uma manifestação cultural relevante em qualquer cidade ou estado”, defende ele.

 

Silva conta que a Superliga está passando por problemas burocráticos em relação à prestação de contas para a prefeitura, e que, além disso, é difícil de adquirir recursos próprios. “As escolas de Itajaí ainda não conseguiram se profissionalizar e também não temos um local próprio para realizar eventos e arrecadar recursos, mas isso vai mudar no ano que vem. Já estamos elaborando projetos para que em 2016 a gente consiga melhorar essa situação”, garante o presidente.

 

Apesar de as contas da superliga ainda não terem sido aprovadas, Silva garante que haverá desfile este ano em Itajaí. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS