sexta, 29 de março de 2024
Geral
12/01/2015 | 14:26

Máfia das Próteses: pacientes submetidos à colocação de stent no Marieta estão preocupados

Muitos pacientes que foram submetidos à colocação de stent no Hospital Marieta Konder Bornhausen, instituição que está envolvida no escândalo da Máfia das Próteses, denunciada pelo Fantástico, estão preocupados e querendo descobrir se o procedimento a que foram submetidos foi feito com material de qualidade ou fora do prazo de vencimento.

A maioria dessas pessoas que o Jornal dos Bairros conversou informou que irá procurar seu cardiologista para ter mais esclarecimentos sobre o procedimento a que foi submetido.

Nenhum paciente quis se identificar por razões óbvias - preservar a sua identidade e também a do médico que fez a cirurgia. Entretanto, um deles contou que quando internou-se no Hospital Marieta no início de 2013, depois de um infarto, o seu cardiologista e o médico que o atendeu na emergência do hospital ficaram discutindo se o seu caso seria a colocação de um stent ou não. No final, optou-se por colocar o stent.

Esse paciente diz que, embora já façam dois anos que fez o procedimento, ficou preocupado quando viu a reportagem. "A gente que não entende de medicina está completamente na mão dos médicos. Se eles agem pensando no bolso, em vez de pensarem no bem-estar do paciente, em quem mais podemos confiar? Só em Deus mesmo" completa indignado.

A inclusão do Hospital Marieta Konder Borhausen neste escândalo, que segundo a Direção Técnica e Direção Geral aconteceu em 2008 com apenas dois pacientes, coloca sob suspeita todos os procedimentos realizados até aqui, embora a Nota de Esclarecimento explique que "o hospital, ao longo do tempo, vem implantando sistemas de controles de materiais e procedimentos que garantam a não ocorrência de situações semelhantes, com foco na segurança do paciente."

Esse escândalo, por sinal, veio numa péssima hora, quando justamente o Hospital Marieta, através do Incor, estava sendo apontado como referência em cirurgia cardíaca no Brasil.

Por isso, algumas perguntas precisam ser respondidas pela Direção Geral e Direção Técnica:

- Se o caso dos dois pacientes que foram submetidos ao procedimento com stent com prazo data de validade vencida aconteceu em 2008, porque só agora o Hospital instaurou uma sindicância interna para identificar médicos, materiais e fornecedores que praticaram a irregularidade?

-Quais os profissionais envolvidos nas denúncias, eles já foram devidamente identificados pela Sindicância Interna?

- Como o Hospital pode saber que foram apenas dois casos que aconteceram desde 2008?

O problema é que as dúvidas levantadas estão na cabeça de todas as pessoas submetidas ao procedimento e da comunidade em geral. Quem, que teve um stent colocado no seu coração nos últimos anos pode ter a certeza absoluta de que o material é de boa qualidade?

A instituição Hospital Marieta Konder Bornhausen, que é um hospital de referência em nossa região, não merecia passar por uma situação desta. Como também não mereciam passar os pacientes que tiveram um stent no coração. Para que haja completa transparência ou para eliminar a dúvida de muitas pessoas e pacientes, é necessário que o Hospital revele o nome dos médicos e empresas envolvidas e que todos sejam punidos na forma da lei.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS