quinta, 18 de abril de 2024
Geral
17/11/2014 | 16:10

Abertura do Natal será nesta semana

Vai ser nesta sexta-feira (21), às 20h, a abertura do Natal Itajaí 2014. Neste ano, a cerimônia será em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, com apresentação de corais, acendimento das luzes, espetáculo “Natal da Família Pig” e a chegada do Papai Noel. Para que tudo esteja pronto até sexta-feira, os trabalhos foram intensificados.


Neste ano, serão confeccionadas ou reaproveitadas mais de 5 mil peças natalinas. E utilizados mais de 25 quilômetros de mangueiras de led, o que ultrapassa dois milhões de lâmpadas que irão iluminar a cidade. “O led é o que há de mais moderno em iluminação, e também o mais econômico e duradouro. Iremos usar led de luz natural, e o resultado deve encantar os moradores”, conta o Secretário de Obras, Tarcízio Zanelato.


Cerca de 30 pessoas trabalham diretamente na decoração das ruas de Itajaí. São decoradores, eletricistas, serralheiros, design, engenheiros elétricos, artistas plásticos e operários. Um trabalho artesanal, que já começou há cerca de três meses. Como mais de 80% da decoração é reaproveitada do ano anterior, o trabalho começa com a separação e remodelagem das peças. “Tem enfeites que já reutilizamos há quatro anos. Para que eles não fiquem iguais, a gente sempre acrescenta uma nova cor, luzes, então, a peça nem parece ser a mesma” conta a design, Helainy Rebello Saut, responsável pela criação.


Ela encaminha o desenho para o serralheiro, que por sua vez faz o molde experimental, inclusive com as luzes de led ao redor do objeto. Após a finalização, a design vem até o galpão de criação para aprovar a peça, ou fazer as alterações necessárias, para que as demais peças sejam confeccionadas.

 

Dentre os enfeites que foram reutilizados, está a caixa luminosa, chamada de “Night Day”. “Nesta parte da caixa luminosa, nós estamos retirando os piscas que estão queimados, e colocando piscas novos. Depois disso passamos cola quente ao redor da caixa para colar o festão” conta Giuvania Ferreira de Moraes que trabalha há quatro anos com a decoração de Itajaí.


No dia da abertura do Natal, 80% da cidade estará decorada e iluminada. Faltará apenas a decoração nos bairros, que será novidade neste ano, e a finalização no São Vicente. Para dar conta de terminar tudo no prazo determinado, os operários estão trabalhando oito horas por dia de segunda a segunda. E contam também com três caminhões especiais (com mecanismo operacional) para fazer o transporte das esculturas e dos pinheiros que chegam a 25 metros de altura. “Na Avenida Joca Brandão, por exemplo, a montagem foi na última sexta-feira (14) e contou com 10 pessoas e três caminhões guindalto para colocarem as lâmpadas nos 92 coqueiros”, conta o gerente da empresa responsável pela decoração, Edison Teodoro Eliotério.


Enquanto a decoração estiver nas ruas, duas equipes ficarão responsáveis pela manutenção. São 10 pessoas no turno da noite e 15 no turno da manhã, que irão consertar os enfeites que apresentarem defeito na iluminação ou em qualquer outra parte. Depois do Natal, o trabalho continua. Os operários levam cerca de dois meses para retirar a decoração das ruas, e recondicioná-las no galpão, separadas por peças e tipos, longe do sol e da umidade.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS