quarta, 17 de abril de 2024
Geral
31/10/2014 | 13:59

Saúde reforça orientações contra a dengue para Finados

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Controle da Dengue, reforça as orientações preventivas ao público que está em visita aos cemitérios nesta semana que antecede o Dia de Finados. O objetivo é evitar a instalação de focos transmissores da dengue e manter os cemitérios fora do risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

As medidas preventivas devem ser adotadas durante todo o ano, porém, em função da data - que motiva a muitas pessoas a ornamentar os túmulos de seus entes queridos falecidos com vasos de flores e plantas, estão sendo reforçadas. Alguns simples atos como, por exemplo, substituir as flores naturais por artificiais já fazem grande diferença. “Também orientamos que todos os vasos estejam furados para evitar o acúmulo de água parada”, informa o Coordenador do Programa, Lúcio Vieira.

Os cemitérios de Itajaí são visitados e monitorados a cada 15 dias. Os agentes de endemias fazem uma varredura à procura de focos e as amostras suspeitas são recolhidas e enviadas ao laboratório de análises para diagnóstico. Segundo Lúcio, é notória a adesão gradativa da população em não usar mais flores naturais e vasos de plantas que acumulem água.

“Quando o assunto é dengue, a população é nossa maior parceira no combate a proliferação do mosquito”, acrescenta o coordenador. Além disso, todos os cemitérios de Itajaí contam com placas de orientação para a comunidade sobre a prevenção. As ações da Secretaria de Saúde têm a parceria da Secretaria de Obras, que é responsável pela manutenção e limpeza dos cemitérios. “Esse esforço concentrado é essencial para evitar locais propícios para a proliferação do mosquito”, completa Lúcio Vieira.

Veja algumas dicas para a limpeza e manutenção dos túmulos nos cemitérios:

- Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia;

- Observe se há locais com acumulo de água e elimine-os;

- Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);

- Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;

- Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;

- Floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir escoamento da água.

Além destas ações nos cemitérios verifique todos os pontos de água parada em sua residência. Simples ações como estás ajudam a evitar a proliferação do mosquito, e ajude o município de Itajaí na luta contra a Dengue.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS