sexta, 19 de abril de 2024
Geral
16/10/2014 | 13:44

Defesa Civil alerta para previsão de temporais e granizo em diferentes regiões de SC

A Defesa Civil de Santa Cataria alerta para a previsão de descargas elétricas, rajadas de vento e granizo isolado entre a tarde e a noite desta quinta-feira, 16, especialmente nas regiões Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. No início da semana, Santa Catarina, principalmente a região de Lages, na Serra, foi prejudicada pela ocorrência de granizo.

De acordo com a equipe de meteorologistas da Epagri/Ciram, a instabilidade aumenta nos próximos dias com risco de temporais devido a um intenso sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul e ao calor da tarde. O sistema gera condições para pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte por alguns momentos, temporais, vendaval e granizo isolado para as tardes e as noites de quinta, sexta, sábado e domingo.

Entre quinta-feira e sábado, as temperaturas máximas devem variar entre 28°C e 32°C no Estado, apresentando características de verão. No Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí, a sexta-feira e o sábado podem registrar temperaturas acima de 35°C.

Ressalta-se que na primavera as condições de tempo variam bruscamente, sendo de fundamental importância o acompanhamento diário da previsão de tempo e avisos pelo site da Epagri/Ciram.

Recomendações da Defesa Civil em caso de tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS