terça, 16 de abril de 2024
Geral
08/10/2014 | 09:03

Festa pelo Dia do Idoso reúne mil idosos no Centreventos

Um dia diferente e de integração reuniu aproximadamente mil idosos no Centreventos nesta terça-feira (07). A programação festiva foi uma homenagem ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro. Muita alegria, música, dança, exercícios e serviços de saúde foram realizados. A atividade foi organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social com apoio da Secretaria de Saúde.

O evento iniciou com uma verdadeira maratona de exercícios. As atividades foram abertas com o programa Itajaí Ativo, que promove qualidade de vida participantes através da atividade física orientada e educação em saúde. A equipe também falou sobre a incidência de quedas na terceira idade. Meri Tereza de Farias, 66 anos, participou da atividade e se diz renovada. “Praticar atividade física é bom, praticar com as amigas é muito melhor, a gente melhora o humor, se renova”, ressalta.

Logo após, uma equipe da Fundação Municipal de Esporte e Lazer fez exercícios de alongamento. Seguindo a maratona esportiva, o Professor Reinaldo Brown deu uma animada aula de Zumba para a terceira idade. José de Aquino Cabral , 81 anos e Maria Aparecida Cabral, 70, participam há 10 anos do Centro de Convivência do Idoso e também há dez anos estão na festa do Idoso. “Nós achamos muito divertido essa dança para a terceira idade”, revelam.

Ao meio dia, foi servido um delicioso almoço. Todos foram unânimes em dizer que a refeição estava maravilhosa. Dona Elvira saboreou amou. “Nunca vi um almoço tão gosto", destaca. Já o bingo garantiu várias risadas e integração entre os idosos com entrega de prêmios e brindes. Por volta das 16 horas, iniciou o baile com a cantora Giza Carla e banda G4. Durante todo o dia, teve aferição de pressão com o apoio do pessoal da Secretaria de Saúde.

O CREAS também participou com a conscientização sobre o tema da violência contra o Idoso.” É muito importante informar os idosos sobre seus direitos, para não sofrer depois”, menciona José da Silva, 68 anos.

A Secretária de Desenvolvimento Social cita que o festejo pelo Dia do Idoso é um evento para autoestima e contribui para saúde física e mental. “A interação social gerada, em boa parte desses idosos, é medicamento fundamental para o combate a doenças causadas pela ociosidade e no combate a stress e a depressão", acrescenta.


Casais, solteiros, viúvos e viúvas, todos os idosos vieram viver um momento especial. Numa mesa animada, quatro senhores divertidos jogavam canastra. Seu José gostaria que dias como esse ocorressem sempre. Ele vem todos os anos no evento e diz que cada ano está melhor. “Bom seria se essa festa fosse todos os dias, a gente esquece da doença, dos problemas porque ano cada está melhor”.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS