sexta, 29 de março de 2024
Geral
07/10/2014 | 13:54

Semana da Criança inicia nesta quarta feira

Toda criança tem direito ao lazer. Por esse motivo, a Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude junto ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente lançam a 2ª edição da Semana da Criança e a 3ª Mostra do projeto Conexão Arte Escola, nesta quarta feira (08), a partir das 19h, na Sociedade Recreativa e Cultural da Vila, localizada na Rua Alfredo Trompowski, na Vila Operária. A Semana visa atender mais de mil crianças e adolescentes com e sem deficiência em entidades do município com apresentação teatral e um dia recreativo no domingo. O objetivo é desenvolver uma ação que possa divertir e levar acesso a um direito, muitas vezes, pouco acessível às crianças.

Três apresentações teatrais serão realizadas em sete entidades diferentes em Itajaí. Os espetáculos abordam de forma lúdica situações da vida diárias das crianças. Em 'Ana Cigana', a protagonista é uma cigana que encanta. Veste uma saia imensa, toda cheia de bolsinhos. Traz consigo uma mala e diz que gosta muito de viajar. Por onde passa, Ana aprende músicas e histórias que são guardadas nos bolsos da sua saia.

Já na peça 'Rumboldo', mudar o estado natural das coisas nem sempre é fácil. Para ser mais sincera, na maioria das vezes, impossível. Mas o rei Rumboldo Bertoldo de Açafrão III, teimoso e autoritário como ele só, no seu primeiro dia de reinado, quer porque quer fazer leis, e leis absurdas! Uma delas: "Os passarinhos, de hoje em diante, estão proibidos de fazer cocô"! E quem não concordar... Vai preso na torre de pedra! A torre mais alta do seu castelo. Eva Furnari dá uma cutucada, como quem não quer nada, naqueles que acham que sua própria palavra é a palavra final. E ai daquele que não concordar. Assim Rumboldo fez com todos que discordaram de suas decisões intransigentes: o Primeiro Ministro, o Conselheiro, os súditos, as cozinheiras. Na vida, assim como na ficção, existem esses cabeça-duras, que têm o mesmo destino, que o próprio Rumboldo teve, a solidão. De maneira muito engraçada, fugindo ao didatismo, Eva mostra que o diálogo e o respeito mútuo são condições para que a vida seja vivida em clima de festa e alegria.

E o terceiro espetáculo é 'Uma Dupla Sociável', história de um menino e uma menina de perto dos sete anos que convivem no mesmo bairro. Os dois brincam, brigam, discutem, convivem. Mas como toda criança um dia crescem. Com a maturidade, os deveres e responsabilidades aparecem e eles acabam se afastando. Mas a saudade é maior fazendo com que eles se reencontrem. Legitimar a prática do direito à Cultura de toda a população infanto-juvenil é fundamental. E cabe a todos nós fortalecer as políticas públicas com foco na ampliação do direito à cultura aos mais jovens.


Programação

No dia 08, o grupo teatral estará no período matutino na Adevil Associação de Equoterapia, localizada Rua Bento Custódio Vieira, 2425, na Paciência. Em continuidade, no período vespertino, o grupo teatral estará no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de educação condutiva Pássaros de Luz e CIEP Vovó biquinha localizado na Rua Brusque, 241, no Centro.

Ainda no dia 08, a partir das 19h, acontece a Abertura Oficial da II Semanca na Sociedade Recreativa e Cultural da Vila, com o encerramento do Projeto Conexão Arte Escola, ação foi desenvolvida desde fevereiro com ações culturais em diversas escolas de Itajaí.


Já no 09, o grupo teatral estará no período matutino na Associação Lar Padre Jacó na Rua José Copertino Chaves, 186, na Fazenda. À tarde, a apresentação será na ADACO/Ofearte - Associação para o Des. Artístico Cultura e Ocupacional do Portador de Necessidades Especiais, situada na Rua José Eugênio Müller, 665, na Vila Operaria.

E no dia 10, o grupo teatral estará pela manhã no Parque Dom Bosco na: Rua Brusque, 133 - Dom Bosco; e no turno da tarde, na APAE, localizada na Av. Joca Brandão, 537, no Centro, alem do Instituto Estrela de Isabel, na Rua Reinaldo de Brito, 34, no Centro.

Para encerrar a programação da II Semanca, no dia 12, dia das crianças, haverá o “Domingo da diversão” das 09h às 18h, com brincadeiras, cama elástica, piscina de bolinhas e pintura em rosto na Praça Ginésio Miranda Lins, na Fazenda.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS