sexta, 29 de março de 2024
01/10/2014 | 09:42

SUBTERRÂNEO DO PROGRESSO!

O bem-estar físico humano em Itajaí, por certo, graças à atenção que vem sendo dada ao saneamento básico, será doravante, importante instrumento que nos permitirá a manutenção de todos os meios físicos e nos ajudará sobremaneira na conservação de nossa saúde.

 

A cidade com a adoção do serviço de saneamento vem sendo cortada em todos os seus quadrantes, com a instalação de dutos e galerias, que conduzirão, também, o lixo líquido e as águas de chuva, para uma destinação adequada.

 

Estamos assistindo em verdade, a construção de um subterrâneo do progresso, que nos livrará da propagação de doenças, as mais variadas, sendo mais importante para as crianças, que sempre apresentam maior sensibilidade e nesta primeira fase teremos 40 mil pessoas sendo beneficiadas, ou seja, cerca de 20% da população de Itajaí. Estão sendo instalados 80 quilômetros de tubulações e edificadas 17 elevatórias, com uma previsão de mais quatro, totalizando 21.

 

Nesta primeira fase integram os bairros dePraia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e parte da Vila Operária, enquanto que na segunda, serão beneficiados os Bairros de Cordeiros e São Vicente, num total de 43 mil pessoas, ou seja, cerca de outros 20% da população de Itajaí, com mais 97 quilômetros de tubulações e edificação de 08 (oito) elevatórias.

 

Em todo o país são produzidos em média de 8,4 bilhões de litros de esgoto por dia, dos quais 5,5 bilhões não recebem nenhum tipo de tratamento, despejados aleatoriamente no meio ambiente, contaminando o solo, rios, praias, mananciais e provocando, além de tudo, danos diretos à população.

Em nosso Estado temos dois municípios com saneamento básico, Joinville e Florianópolis, e agora, Itajaí, o que nos leva a cumprimentar o Prefeito Jandir pela ousada iniciativa de fazer uma obra tão importante e que não tem sinais visuais, mas que o nosso corpo, sentirá o quanto é importante o subterrâneo do progresso, para nos conduzir e promover as condições mínimas de desenvolvimento social.

Itajaí se incorpora assim, nos termos da Lei nº 11.445/07, que busca aplicar o conceito de saneamento básico como o conjunto de serviços, infra-instruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas, como fazem os países do primeiro mundo.

 

(*) Advogado/Economista – carlos@priess.com.br


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS