quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/09/2014 | 09:01

Expedição Oriente: Cerimônia no domingo marca saída da Família Schürmann

Depois de dois anos e seis meses de construção do veleiro Kat, a Família Schürmann conta os dias para a cerimônia de saída da Expedição Oriente, marcada para este domingo (21), a partir das 14h, na Vila da Regata, em Itajaí. Na ocasião haverá um Festival Chinês. “Contamos com o apoio de uma equipe fantástica que com muita motivação trabalhou no projeto. Se descortina e se abre um novo horizonte, uma nova conquista. A esperança é de levar toda essa experiência para as pessoas através da TV e da internet”, declara o velejador Vilfredo Schürmann.

Teriam os chineses descoberto a América 71 anos antes de Cristóvão Colombo? Dia 21 de setembro a Família Schürmann parte para uma aventura inédita pelo Oriente para tentar desvendar esse que é um dos maiores mistérios da história das navegações.

Em busca da verdade por trás desta teoria, onde os Chineses defendem que uma expedição comandada pelo almirante Zheng He, a mando do Imperador Zhu Di, da Dinastia Ming, teria sido a primeira a navegação ao globo, a Família Schürmann se prepara para sua terceira expedição ao redor do mundo, refazendo os caminhos que teriam trazido os chineses à América em 1421 e procurando respostas que podem estar escondidas no oriente há quase 600 anos. Depois de 30 anos da primeira volta ao mundo da família a bordo de um veleiro, eles retornam ao mar.

Tendo como ponto de partida Itajaí, a família irá percorrer mais de 30 mil milhas náuticas divididas entre mais de 40 trechos marítimos e passando por cinco continentes. No roteiro estão: Argentina, Chile e Uruguai, na América do Sul; Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné, na Oceania; China, Indonésia, Japão, Singapura e Vietnã, na Ásia; e África do Sul, Madagascar e Maurício, na África; além de passar pela Antártica e dezenas de outras localidades, antes de seu retorno ao Brasil, programado para dezembro de 2016. Toda a aventura será transmitida em tempo real.

 

O veleiro

Para viabilizar a nova aventura, o veleiro Kat foi projetado e construído especialmente para a Expedição Oriente. A embarcação é o maior veleiro de aço já construído no Brasil. Com tecnologia de ponta e foco na sustentabilidade ele possui 80 pés de comprimento e 6,65 metros de largura, quilha retrátil de 18,5 toneladas e peso total de cerca de 67 toneladas. Também será o primeiro veleiro do país com quilha retrátil, o que vai permitir que o barco navegue em baías com pouca profundidade, e ao mesmo tempo encare condições extremas de navegação como na Antártica.

Todos os testes foram realizados no velereiro que, foi construído e equipado, de modo a não causar impacto ambiental negativo com sistemas de reciclagem e fontes de energia limpa. O intuito da utilização dessas formas de energias renováveis é pensando unicamente na preservação ambiental. Tiveram no veleiro dois profissionais do CE (Conselho Europeu) para certificar o veleiro. Os teste dos motores, teste de estabilidade e das velas foram realizados dos dias 08 a 14 de setembro.

A preparação no veleiro Kat se fez com muita antecedência, desde a verificação das mangueiras de água e óleo hidráulico com sua braçadeiras, verificação das baterias, verificação de peças sobressalentes para motor. Todos equipamentos de transmissão por satélite de comunicação, sistema de combate a incêndio, sistema de tratamento de água enfim, tudo é checado para ver se está tudo em ordem. A equipe irá saber da previsão do tempo de várias fontes como: brasileiras, americanas e europeias. A previsão exata só será conhecida quatro dias antes da saída.

 

Curiosidades


Comida e tecnologia

Cada tripulante, dos 12, tem o direito de levar uma pequena sacola com 1 laptop, I-Pad ou tablet, 1 celular e 1 MP3 ou Ipod ou similar e um fone de ouvido. Os tripulantes vão ter comida nas travessias pequenas para três meses e nas longas para cinco meses.


Vestuário e acessórios

Os tripulantes usarão uniformes oferecidos pela Expedição como: jaqueta expedição; camiseta, camisa pólo; shorts e calças. Um conjunto de roupa segunda pele; bonés; gorros; luvas; roupas de tempestade – jaqueta e calca. Capa de chuva leve - jaqueta com capuz para caminhadas em terra e chuvas leves fornecidas pela Expedição Oriente. Roupa de mergulho para uso pessoal: roupa de material de secagem rápida dry fit ou similar e que não necessitem ser passadas a ferro. Quatro camisetas de manga curta e quatro de mangas compridas; duas camisas sociais de secagem rápida; quatro shorts ou bermudas; dois biquínis ou sunga; dois pares de calças compridas ou de jeans de secagem rápida; dois pares de roupa de baixo quente; camisa e calcas; tipo segunda pele. Dois pijamas ou roupa de dormir; dois agasalhos - moleton calca e blusa; dois suéteres ou canguru; 10 roupas de baixo tipo cuecas, calcinhas, um par de calçado para ser usado a bordo-Tipo docksiders; um par de tênis; uma bota de trekking; um par de sandálias para caminhadas .

 

Roteiro inicial

A 1ª parte da viagem será pela América do Sul e Antártica:
Punta Del Este _ Uruguai
Buenos Aires Argentina
Mar de Plata - Argentina
Puerto Madryn - Argentina
Ushia - Argentina
Antártica
Puerto Willians - Chile
Puerto Mont - Chile
Ilha de Juan Fernandez - Chile
Ilha de Páscoa - Chile


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS