sexta, 29 de março de 2024
Geral
01/09/2014 | 09:05

Pesquisador da Nasa palestra, em Itajaí, sobre missão em Marte

Na terça-feira, 2, o físico brasileiro, Ivair Gontijo, palestra, às 9h50, no auditório do bloco E1, no Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Itajaí. Na ocasião, o pesquisador, que atua há oito anos na agência do Governo dos Estados Unidos da América (EUA) responsável pela Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (Nasa), falará sobre o pouso do veículo Curiosity, em Marte.

 

Gontijo, integrante do projeto Mars Science Laboratory (MSL), fez, remotamente, no dia 6 de agosto de 2012, um pouso dramático do veículo Curiosity, de 900 quilos, na superfície de Marte, carregado de instrumentos para estudar o planeta.

 

Além disso, a construção dos componentes mais críticos do radar que controlou os últimos sete minutos da descida em Marte, liderada pelo palestrante, também será descrita em sua apresentação, assim como as várias missões feitas em Marte, idealizadas e construídas no Jet Propulsion Laboratory da Nasa, em Los Angeles (EUA), assim como os detalhes da construção e lançamento do veículo Curiosity. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

 

Sobre Ivair Gontijo

Ivair Gontijo completou sua graduação em Física e mestrado em Óptica no departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1985 e 1987, respectivamente. Em 1988 mudou-se para a Escócia, onde obteve o doutorado no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Glasgow em 1992.

 

Na sequência, trabalhou como pesquisador em lasers de semicondutores, detectores de luz e estudos de materiais tanto na Universidade de Glasgow quanto na Heriot-Watt University, em Edimburgo. Em 1998 Ivair mudou-se para Los Angeles, onde trabalhou na University of California, Los Angeles (UCLA) por dois anos e meio, desenvolvendo novos materiais e dispositivos baseados em cristais fotônicos.

 

O pesquisador já produziu duas novas patentes para a empresa e existem mais de um milhão de pessoas no mundo usuárias das lentes por ele projetadas. Desde 2006, Ivair trabalha no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA em Pasadena, Califórnia.

 

Em seu primeiro projeto liderou a fabricação dos transmissores e receptores de micro-ondas para o radar que controlou a descida final em Marte do veículo Curiosity. Atualmente trabalha em um estudo para enviar uma sonda para a “Europa”, uma das luas de Júpiter.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS