quinta, 28 de março de 2024
Geral
18/07/2014 | 09:15

Desfile Rural leva o campo para a cidade neste sábado

Neste sábado (19) o campo vai invadir a cidade, em Itajaí. Cerca de 200 agricultores irão participar da quinta edição Desfile Rural da Festa Nacioal do Colono, que começa às 10h, na Hercílio Luz. Durante mais de uma hora, a história da agricultura na cidade será mostrada no desfile, que também é um convite para a população visitar a festa, que ocorre na próxima semana. O trajeto começa na Avenida Marcos Konder, ao lado do Estádio Dr. Hercílio Luz (aqui o trânsito ficará em meia pista) até a Rua Hercílio Luz, de onde segue até a Lauro Müller, entra na Olímpio Miranda Júnior e pega a Avenida Ministro Victor Konder (Beira Rio) até o Centreventos.

A Banda Filarmônica de Itajaí abrirá o desfile, que é dividido em alas. Na primeira, serão divulgadas todas as atrações da 32ª Festa Nacional do Colono, como feiras, exposições, festival sertanejo, shows, gastronomia e apresentações culturais. Em seguida, entra em cena a realeza do evento, formada pela Rainha Pâmela Cristina Gallon, a 1ª Princesa Maria Eduarda Vieira, a 2ª Princesa é Rafaela Martins Bacca e a garota Simpatia Stefany Vieira. As candidatas que participaram do concurso para a escolha da rainha da festa deste ano também irão desfilar, junto com as representantes da Terceira Idade de 2014  a Mais Bela Idosa Verônica Mendes, primeira princesa Zélia Silva, segunda princesa, Selma Lima, e a Miss Simpatia Marlene Soares.

Na segunda ala, será contada a história da agricultura na cidade. Neste ano, a novidade são sete bicicletas antigas, usadas durante muito tempo pelos agricultores. Além disso, carroças, carros de boi, colheitadeiras, tobata, carro de mola e trator invadem a Hercílio Luz mostrando um pouco da lida no campo.

Na terceira ala serão homenageados os homens e mulheres do campo. Aqui a atração é a Casa do Colono, que pela quarta vez participa do desfile. Feita de parede e chão de madeira e telhado de palha, a casa tem forno e fogão à lenha feitos de barro, ferro à brasa e máquina de costurar manual. No fogão à lenha, durante todo o desfile, será cozida polenta - que vai ser servida ao final da parada, junto com salame, queijo, linguiça e pela primeira vez terá cuca, tudo produzido pelos agricultores que participam da apresentação.

As 18 comunidades rurais de Itajaí são homenageadas na quarta ala, e em seguida os produtos cultivados na cidade, como arroz, hortaliças e frutas são mostrados. E para encerrar, a frota mecanizada da Secretaria de Agricultura, que é utilizada pelos agricultores da cidade fecha o desfile.

Além disso, entre as alas haverá apresentações de grupos folclóricos e distribuição de doces feitos pelos agricultores responsáveis pelo Café Colonial da festa.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS