quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/04/2014 | 14:10

Livro conta história do Porto de Itajaí

Será lançado nesta sexta-feira, 25 de abril, no Terminal de Passageiros de Itajaí – Píer Turístico –, às 19h, o livro “Porto de Itajaí – Sua História”, resultado de pesquisa organizada pela historiadora Hilene do Amaral Pereira Granja Russo, por meio das Leis de Incentivo à Cultura Municipal e Federal, com patrocínio da Eletrobras e do Porto de Itajaí

A obra remonta a história do Porto desde seu surgimento no século XVIII até os dias atuais, descrevendo uma trajetória de luta, superação e conquistas que transformou o pequeno terminal fluvial de Itajaí no complexo portuário que é hoje, o maior movimentador de cargas frigorificadas do país, motor da economia itajaiense.

Além da compilação de textos que descreve a trajetória do Porto, a obra reproduz importante material cartográfico que vem desde o Século XV e que, contextualizado historicamente, explica através das sucessivas cartas portulanas o processo de conquista territorial, de colonização e desenvolvimento econômico do litoral catarinense e sua posterior interiorização.

O farto material iconográfico que esta obra compila traz ainda uma coleção fotográfica que conta a história da evolução do Porto de Itajaí, das embarcações que o utilizaram e utilizam, e da cidade, cujo desenvolvimento ao longo dos séculos é relatado pela via da evolução portuária.

Traz também o registro da diversificação de mercadorias e de modos de operação do terminal itajaiense e, consequentemente, da economia da cidade em diferentes épocas.

O livro “Porto de Itajaí – Sua História” conta em suas páginas, através da reprodução e descrição de projetos, obras, fases e personalidades marcantes, a saga que foi domar a difícil entrada da boca da barra do Rio Itajaí-Açu, o que permitiu a concretização e o crescimento do porto ao longo do tempo.

Descreve, também, a evolução gradual do terminal e de seu entorno, sempre acompanhando a necessidade econômica do estado, que culmina com o processo de municipalização, gerador da modernização portuária ocorrida no final do século XX, e que propiciou o grande e rápido crescimento da cidade e região.

Para o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, conhecer a história do porto e os desafios que foram vencidos para que ele se tornasse o que é hoje, incentiva e orienta as decisões e as lutas que precisam ser travadas para garantir o futuro de uma atividade que se confunde com a história dos municípios de Itajaí e Navegantes, “desafios esses”, explica, “que vão garantir não apenas o futuro da atividade portuária, mas toda uma trajetória de desenvolvimento de nossa cidade, região e estado”.

Ayres destaca entre os desafios a serem vencidos proximamente, as obras da nova bacia de evolução e a retificação e o alargamento do canal de acesso que permitirão ao Complexo Portuário atender o mercado atual de navegação e garantir sua competitividade.

Hilene do Amaral Pereira Russo é historiadora formada na Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Ocupa atualmente cargo administrativo no Arquivo da Superintendência do Porto. Foi idealizadora e organizadora da pesquisa que se transformou nesta obra e que contou com diversos colaboradores, tais como Heder Moritz, Mauro Bastos, João Henrique Baggio, Izabel Cristina Mendes, Anelise Mastella, Beatriz Koneski Santangelo Moletta, Luciana Coelho de Souza Ferreira, Vanderlei Lazzarotti e Robert Grantham.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS