sexta, 19 de abril de 2024
Geral
09/04/2014 | 08:58

Campanha "Declare Certo" chega à Itajaí

 A entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 termina no final deste mês, mas muitos contribuintes ainda têm dúvidas. Segundo o SESCON - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina a que lidera esta lista de incertezas é a obrigatoriedade da declaração. Para ajudar os contribuintes, começou na última segunda-feira (07), a 10ª da Campanha Declare Certo, promovida pelo SESCON/SC. Em todo o Estado, profissionais estão orientado a população sobre a declaração do imposto.

Em Itajaí o atendimento para que as pessoas tirem suas dúvidas, está marcado para sexta-feira, 11, no Shopping Itajaí, durante às 10h às 20h, podendo se estender até às 22h. Equipes do Sindicato dos Contabilistas da cidade - Sindicont Itajaí e Região- vão fazer plantão para auxiliar a população. O atendimento da Campanha Declare Certo é gratuito. Segundo a organização, é preciso que a pessoa interessada apresente o informe de rendimentos para que os profissionais possam verificar a necessidade da declaração. Lembrando que a campanha é para esclarecer dúvidas e não para o preenchimento da documentação que deve ser entregue à Receita Federal.

Quanto antes for entregue a declaração, mais rápido ele recebe a restituição do imposto. As datas para liberação dos lotes já foram divulgadas. Ao todo vão ser sete lotes que vão ser pagos até dezembro deste ano. Vão ter prioridade no pagamento, as pessoas maiores de 65 anos. Elas já devem receber a restituição na liberação do primeiro lote, no dia 16 de junho. Em seguida vão ser liberadas as restituições segundo a ordem de envio da declaração à Receita. O dinheiro vai ser depositado no dia 15 de cada mês. Apenas em novembro, a data vai ser alterada para o dia 17. Em qualquer uma das situações é necessário que não haja nenhuma pendência ou irregularidade, senão a declaração vai para a malha fina.

A Receita Federal espera receber 27 milhões de declarações de IR este ano. Até o último balanço, mais de 20 milhões de contribuintes ainda não haviam entregado o documento. A entrega começou no dia seis de março e vai até 30 de abril. Quem perder o prazo está sujeito a uma multa de pelo menos R$ 165,74. Quanto antes for entregue a declaração, mais rápido ele recebe a restituição do imposto. As datas para liberação dos lotes já foram divulgadas.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS