quinta, 28 de março de 2024
Geral
Foto: IAN ROMAN/Volvo Ocean Race
04/04/2014 | 11:08

Volvo Ocean Race: 1 ano para o Brasil sediar um dos maiores eventos do mundo

O ano de 2015 não será morno para os mega-eventos esportivos no Brasil. No meio entre Copa do Mundo e Olimpíada, o País será a capital da vela mundial sediando a Volvo Ocean Race. A competição pelos mares do planeta, com 9 meses de duração, para em Itajaí, em Santa Catarina, exatamente em um ano, ou seja, na primeira semana de abril de 2015. A Vila da Regata deverá receber mais de 200 mil pessoas, impulsionando a economia local e do estado. A contagem regressiva já começou e, para sediar a Volta ao Mundo, a organização local cumpre um rígido caderno de encargos, nada muito diferente do que a FIFA e o COI (Comitê Olímpico Internacional) exigem. A lista de tarefas, por exemplo, conta com alguns detalhes como facilidade de acesso e segurança do público, adequação das marinas, sustentabilidade e acomodações. Representantes da Volvo Ocean Race também fazem visitas regulares às instalações.

"A Volvo Ocean Race tem um caderno de encargos exigente como qualquer mega-evento. Itajaí, por exemplo, nos procurou para fazer a regata buscando ficar famosa sediando a prova em 2011-12. O sucesso foi enorme e confesso que decidimos repetir a parada por vários motivos, mas o primeiro foi pelo entusiasmo do público local", disse Knut Frostad, CEO da Volvo Ocean Race.

Todos os organizadores da Volvo Ocean Race, os chefes de equipe e os integrantes das cidades-sede participaram durante a semana de uma série de workshops e treinamentos em Alicante, na Espanha. O representante da parada de Itajaí, Alexandre Santos, disse que o legado da regata terá continuidade por muito tempo em Santa Catarina. "Vamos dar continuidade ao trabalho feito na primeira Volvo Ocean Race em Itajaí. A Vila já está praticamente pronta em comparação com a última edição. Evoluímos bastante e lançamos o edital da marina, que já está em obras e deverá estar pronta no final de ano, gerando emprego e renda".

Na edição de 2011/12, a Volvo Ocean Race desembarcou pela primeira vez em Itajaí (SC), após seguidas paradas no Rio de Janeiro (RJ). E o público impressionou a organização e os patrocinadores. Mais de 282 mil pessoas passaram pela Vila da Regata durante o evento. O retorno de mídia, por exemplo, foi de mais de 4 mil reportagens veiculando o nome de Itajaí, quase 130 horas de conteúdo televisivo e 445 imagens da cidade exibidas em jornais e revistas no Brasil e no exterior.

A regata Volvo Ocean Race começa em 4 de outubro de 2014 com a chamada In-port race, em Alicante, na Espanha. Os barcos partem no dia 11 de outubro para Cidade do Cabo, na África do Sul. A primeira parte do percurso terá 38.739 milhas náuticas ou 71.745 quilômetros. A aventura depois passará por Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) , Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França), Haia (Holanda) e Gotemburgo (Suécia), onde a competição será encerrada com a prova final no dia 27 de junho de 2015.

Cinco equipes confirmaram sua participação na edição de 2014-15 até agora: Team SCA (Suécia) , Abu Dhabi Ocean Racing (Emirados Árabes Unidos ) , Dongfeng Race Team (China), Brunel Team (Holanda) e Team Alvimedica (EUA/Turquia).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS