quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/03/2014 | 08:13

Abertas inscrições para curso de Pescador Profissional (POP)

O Município de Itajaí foi contemplado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com um curso para área da pesca que será ministrado por professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no Campus de Itajaí. O curso é destinado aos pescadores que pretendem adquirir pela primeira vez a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) na categoria de POP (Pescador Profissional), e também para os que pretendem atualizá-la, sendo estes já embarcados na frota e devidamente registrados no Ministério da Pesca e Aquicultura. As inscrições são limitadas para até 30 participantes e devem ser feitas até o dia 07 de abril.

Habilitado pela Marinha do Brasil, a formação está autorizada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC). Para se inscrever é necessária a seguinte documentação: Cópia do histórico escolar, cópia da Carteira de Identidade e CPF, atestado médico de suficiência física, considerando o aluno esteja apto e com boas condições auditivas e visuais. Os interessados devem também atentar aos seguintes pré-requisitos: Ser brasileiro nato ou naturalizado, ser maior de idade, ou ter completado 18 anos até o dia da inscrição, nível de escolaridade mínimo do 6º ano do Ensino Fundamental.

Após o término do curso, os alunos serão certificados pela Autoridade Marítima. A carga horária é de 160 horas. O curso será de 22 de abril a 21 de maio, e o local ainda será definido. A capacitação atende uma demanda crescente por novos pescadores na atividade, a qual nos últimos anos tem sofrido evasão de profissionais. 

 

As inscrições devem ser feitas nos seguintes locais:

Secretaria da Pesca - Rua Lauro Muller, 236 - Centro.
Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Nossa Senhora das Graças - Rua: Brusque, 100 - Centro
Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC ) – Rua: Tijucas, 55 - Centro.
Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região - SINDIPI - Rua: Lauro Müller nº 386 - Centro.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS