quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/11/2013 | 11:32

Veleiro Macif perde mastro e fica fora da regata Transat Jacques Vabre

O MACIF, barco que liderava a classe IMOCA da Transat Jacques Vabre, perdeu o mastro na madrugada desta quinta-feira (21) e será obrigado a abandonar a regata. O problema estrutural ocorreu no litoral nordestino e a embarcação já está descendo para Salvador (BA). O veleiro de 60 pés deve chegar à capital baiana nesta sexta-feira (22). Os navegadores François Gabart e Michel Desjoyeaux estão em segurança.

O mastro é uma das principais estruturas de um barco. A peça vertical, que se parece com um poste, sustenta as velas e a retranca. É possível seguir viagem sem o mastro ou fazendo adaptações. Na maioria das vezes, os veleiros ‘motoram’ , ou seja, ligam o motor para seguir viagem. 

O MACIF deveria chegar neste domingo (24) a Itajaí puxando a fila de mais outros quatros barcos da mesma categoria que estão relativamente próximos.  Faltam menos de 1.000 quilômetros para a linha de chegada.

A dupla François Gabart e Michel Desjoyeaux era apontada como a grande favorita ao título e o desempenho após quase 14 dias de prova indicavam que o MACIF estaria no pódio. O barco tinha quase 50 quilômetros de vantagem para o PRB quando perdeu o mastro.

"Eu não sei o que aconteceu. A verdade é que o MACIF puxava a fila dos outros barcos. O acidente faz parte de eventos esportivos que dependem de uma máquina”, disse Vicent Riou, do PRB, novo líder da regata. “Desde o início da regata, as equipes tentam preservar material. Mas confesso que nos últimos dias estamos velejando no máximo”.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS