quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/10/2013 | 08:26

Finados: Saúde orienta para cuidados com limpeza dos cemitérios

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Controle da Dengue, reforça as orientações preventivas ao público que visitará os cemitérios nesta semana que antecede o Dia de Finados (02/11). O objetivo é evitar a instalação de focos transmissores da dengue e manter o Aedes aegypti longe de Itajaí.

As medidas preventivas devem ser adotadas durante todo o ano, mas agora podem ser reforçadas como, por exemplo, substituir as flores naturais por artificiais. “Também orientamos que todos os vasos estejam furados para evitar o acúmulo de água parada”, informa o Coordenador do Programa, Lúcio Vieira.

Os cemitérios de Itajaí são visitados e monitorados a cada 15 dias. Os agentes de endemias fazem uma varredura à procura de focos e as amostras suspeitas são recolhidas e enviadas ao laboratório de análises para diagnóstico. Segundo Lúcio, é notória a adesão gradativa da população em não usar mais flores naturais e vasos de plantas que acumulem água.

“Quando o assunto é dengue, a população é nossa maior parceira no combate a proliferação do mosquito”, afirma. Além disso, todos os cemitérios de Itajaí contam com placas de orientação para a população sobre a prevenção. As ações da Secretaria de Saúde tem a parceria da Secretaria de Obras, que é responsável pela manutenção e limpeza dos cemitérios. “Esse esforço concentrado é essencial para evitar locais propícios para a proliferação do mosquito”, informa o Coordenador.

 

Dicas para limpeza e manutenção dos cemitérios:

 

- Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia;

- Observe se há locais com acumulo de água e elimine-os;

- Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);

- Joguem no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;

- Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;

- Floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir escoamento da água.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS