quinta, 28 de março de 2024
Geral
Foto: Daniel Cardoso / Divulgação
18/10/2013 | 09:25

Vereadores vão a Brasília reivindicar melhorias para Itajaí e novas regras para o aeroporto de Navegantes

Os vereadores Thiago Morastoni (PT), Rafa da Padaria (PRP) e Osvaldo Mafra (SDD) estão participando de uma série de reuniões no Palácio do Planalto, Ministérios e Congresso Nacional, em Brasília, para tratar de assuntos importantes para Itajaí e região. Em pauta, reivindicações de melhorias para as comunidades do bairro São Roque e do loteamento Santa Regina, a mudança de nomenclatura das agentes de educação itajaienses, além de um pedido de modificação na classificação do tráfego aéreo do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes.

Acompanhados do deputado federal Décio Lima (PT), da vice-prefeita de Itajaí, Dalva Rhenius (PSD), e de membros da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), os parlamentares estiveram na sede da Secretaria Nacional de Aviação Civil da Presidência da República, conversando com ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, sobre o Aeroporto de Navegantes.

A comitiva pediu ao ministro uma mudança na classificação do terminal, que hoje está colocado dentro de um sistema geral de segurança do tráfego aéreo que não permite a existência de construções ou qualquer tipo de obstáculo com mais de 50 metros de altura num raio de quase seis quilômetros, a partir da cabeceira da pista. “O problema é que somente em Itajaí, além dos portêineres, existem quase 30 edifícios e até o Morro da Cruz que ultrapassam essa altura no raio. Nosso pedido é para que exista uma nova classificação do aeroporto, enumerando os obstáculos nas cartas de tráfego, para que haja maior controle e regularização dessas construções, que atualmente podem até ter seu habite-se cassado judicialmente”, alerta Thiago Morastoni.

Santa Regina e São Roque

Os vereadores também aproveitaram a viagem para colher assinaturas e pedir o apoio de todos os deputados federais e senadores de Santa Catarina, para que auxiliem em duas questões. Uma delas diz respeito à aprovação de uma Carta Consulta para investimentos de quase R$ 26 milhões do Governo Federal no loteamento Santa Regina, para pavimentação, drenagem pluvial e implantação de passeios públicos. Um abaixo-assinado dos moradores foi entregue as autoridades.

A outra reivindicação é com relação ao túnel do bairro São Roque, que fica abaixo da BR-101. “Aquilo é um absurdo, só passa um carro por vez e alaga com qualquer chuva. Estamos pedindo que a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] e o DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] intercedam junto à Autopista Litoral, para que seja feito um viaduto amplo, com acesso para veículos e pedestres”, ressalta Osvaldo Mafra.

Professoras auxiliares

Por fim, os vereadores também participaram de uma reunião com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para tratar do enquadramento das agentes de educação de Itajaí como professoras auxiliares. A função é reconhecida pelo MEC e os parlamentares querem que as profissionais da cidade também tenham o devido reconhecimento. Mercadante colocou as equipes técnica e jurídica do Ministério à disposição para auxiliar na modificação, que precisa partir de uma iniciativa exclusiva dos municípios.

“Tivemos dois dias bastante produtivos aqui em Brasília. Conseguimos assinaturas importantes e entregamos documentos que farão as coisas acontecerem. Estamos bastante otimistas”, finaliza Rafa da Padaria. Esta sexta-feira (18) é o último dia da agenda dos vereadores na Capital Federal.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS