sexta, 29 de março de 2024
Geral
27/09/2013 | 13:50

Primeiro barco da Volvo Ocean Race 2014-15 passa por testes de segurança e está quase pronto para navegar

O veleiro desenhado pela Farr Yacht Design e construído por um consórcio de estaleiros da Europa (Reino Unido, França, Itália e Suíça) passou pela avaliação de segurança estrutural, chamada pull-down (expressão em inglês). O barco foi colocado em um ângulo de 50 graus após deixar a marina Green Marine. Todo o processo foi supervisionado por James Dadd, gerente da classe.

"Este é um teste fundamental para a estrutura do barco", disse James Dadd, elogiando o trabalho dos projetistas. Segundo o especialista, o modelo é superior ao da edição passada. "Provamos isso com o processo de inclinação. Foi colocada uma carga superior ao das regatas na avaliação".

No mesmo teste, foram verificados o casco, motor e os sistemas de arrefecimento, óleo e combustível. O pull-down, que simulou uma possível falha do sistema de inclinação da quilha, está longe de ser a única análise feita pelos projetistas antes de entregar o modelo à equipe SCA, a primeira a confirmar a participação na Volvo Ocean Race. 

As suecas do SCA deverão navegar pela primeira vez até o fim da semana e farão o percurso da britânica Southampton, local de construção do modelo, até Lanzarote, na Espanha, base da equipe 100% feminina na regata de Volta ao Mundo. O barco foi projetado com para mesclar desempenho e resistência, além de atender aos últimos requisitos tecnológicos e de comunicação presentes na área náutica. 

O novo barco, que é de 65 pés, será usado pra valer na 12ª edição da Volvo Ocean Race, que começa em 4 de outubro de 2014, em Alicante, na Espanha. O modelo também está garantido na edição de 2017-18.

Vale lembrar que o consórcio de estaleiros já trabalha no sétimo barco Volvo Ocean 65 e o próximo modelo para o Abu Dhabi será entregue provavelmente no mês que vem. "Se não fosse pela nova regra, eu não teria feito a campanha de novo", disse Ian Walker, que comandará o Abu Dhabi Ocean Racing. "Definitivamente será a regata mais apertada da história por causa da igualdade dos modelos".


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS