sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/09/2013 | 08:34

Em três dias, pode chover o dobro do esperado para o mês inteiro em SC

A sexta-feira é de muita chuva e trovoadas em Santa Catarina. Conforme informações da Epagri/Ciram, esta condição se mantém, pelo menos, até domingo, quando começa a primavera.

 

Nestes três dias, a previsão é de tempo instável e temperaturas amenas (com mínima de 7ºC, na Serra, e máxima de 23ºC no Extremo-Oeste) . Deve chover de 200mm a 250mm, em média, devido à formação e deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Especialmente no Oeste, Sul e Norte do Estado, o acumulado pode chegar a 350mm, o dobro do esperado o mês inteiro, com chance de quebra de recorde.

 

A Defesa Civil estará em alerta por conta do risco de alagamento e deslizamento de terra no Estado. Segundo o oceanólogo Argeu Vanz e o meteorologista Marcelo Martins, ambos da Epagri, a região costeira pode sofrer com alagamentos nos próximos dias devido à combinação das fortes chuvas previstas com a maré astronômica de sizígia (acontece nas luas nova e cheia, provocando as marés mais elevadas do período, como também as mais baixas).

 

As marés altas entre sexta e terça-feira são de 1,2m em Itajaí, 1,7m em São Francisco do Sul e 1,3m em Florianópolis. A maré elevada dificulta o escoamento das águas das chuvas para o mar.

 

A partir da segunda-feira a chuva dá uma trégua a SC, porém o risco de alagamentos persiste nas regiões costeira até terça-feira, dia 24. Isso porque o vento de sudeste continua atuando constantemente ao longo da costa.

 

Recomendação da Defesa Civil

 

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

Inundações e alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

 

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS