quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/09/2013 | 08:14

Câmara de Vereadores de Itajaí recebe jovens aprendizes nesta quinta-feira

Alunos do Programa Jovem Aprendiz, desenvolvido no Parque Dom Bosco participam na tarde desta quinta-feira, 19 de setembro, de uma palestra na Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI). Os aprendizes serão recebidos pelo vereador Giovani Felix (PT) que ministrará uma palestra sobre política e cidadania. Esse é o quarto encontro do ciclo de palestras proposto pelo legislador.

 

Giovani explica que a juventude representa grande parcela da população nacional e que faz parte de um segmento muito importante da sociedade. O vereador acredita que os governos devem propor importantes políticas públicas para esse grupo que é afetado pelo desemprego.

 

O vereador também explica que, atualmente, um dos principais instrumentos de intervenção social junto às políticas públicas de jovens e adolescentes do Parque Dom Bosco é o Programa Jovem Aprendiz. Por meio de cursos de aprendizagem a instituição busca formar jovens com idade entre 14 e 18 anos de Itajaí e região para a inserção no mercado de trabalho.

 

O Programa conta com a parceria de diversas empresas que contratam os jovens em caráter de aprendizagem, e posteriormente, caso estes demonstrem resultados e comprometimento com as atividades e com o perfil da empresa podem ser efetivados.

 

Giovani que foi educador da obra social salesiana por 24 anos, explica que a dinâmica do mercado de trabalho, que é extremamente competitiva, exige das empresas inovações constantes, o que as obriga a contratação de profissionais com experiência. Na opinião do vereador essa tendência acaba impedindo a inserção do jovem no mercado de trabalho por falta de experiência ou por formação insuficiente. “Muitos jovens, principalmente, os de famílias de baixa renda, apresentam baixo nível de escolaridade e pouca formação técnica. Por esse motivo eles não conseguem vagas no mercado de trabalho por mais que desejem”, afirma.

 

Nesse sentido o Programa Jovem Aprendiz busca ser instrumento de intervenção social, uma vez que objetiva formar jovens de modo mais qualificado para ingressarem no mercado de trabalho minimizando as dificuldades tanto de origem social, quanto da própria condição de ser jovem. “A proposta é formar jovens que possam contribuir para a sociedade. A formação não pode se limitar a ser restritamente técnica, mas também abranger aspectos morais, psicológicos e humanos. É preciso cultivar no jovem a responsabilidade de se tornar um protagonista social, um cidadão de direitos e deveres”, acredita Giovani.

 

Esse é um programa com forte conotação humanista que emprega os princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco, filosofia que orienta a instituição salesiana desde a criação e que o vereador busca seguir no dia a dia. “Para Dom Bosco a formação dos jovens deveria ser tanto técnica e profissionalizante como também espiritual. Temas como religião, moral, e questões que hoje seriam ligadas à cidadania fazem parte desse trabalho”, afirma o vereador.

 

Giovani acredita que a juventude é uma fase da vida repleta de descobertas e dilemas. Por esta razão, muito mais que instrução técnica, o Programa Jovem Aprendiz tem que se aproximar do jovem, auxiliando-o no autoconhecimento e na compreensão de dúvidas e dificuldades.

 

Para o vereador o desafio do Programa Jovem Aprendiz no Parque Dom Bosco é de grande abrangência, na medida em que se propõe a capacitar jovens não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida, estimulando-os a se tornarem cidadãos e adultos dotados de responsabilidade social. “Essa palestra é uma atividade extracurricular. Busco a minha maneira orientar esses adolescentes e jovens de forma integral. Quero que eles busquem não apenas o encaminhamento para o mercado de trabalho, mas também mais qualidade de vida e maior desenvolvimento socioeconômico deles e das suas famílias”, finaliza.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS