quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/09/2013 | 11:26

Na China, Raimundo Colombo oficializa instalação da terceira maior montadora de caminhões do mundo em SC

Santa Catarina deu passo decisivo para a conquista da segunda montadora de veículos depois da alemã BMW, cujas obras de instalação já estão em ritmo acelerado em Araquari. O governador Raimundo Colombo e o presidente da China National Heavy Duty Truck Group Co. (CNHTC), proprietária da Sinotruk, Ma Chunji, acertaram, nesta sexta-feira, 6,  em Pequim, as próximas etapas do processo de negociação para a instalação da fábrica de caminhões chinesa em Lages, na Serra Catarinense.

Também participaram do encontro, realizado em um hotel de propriedade da montadora, os diretores Liu Qingsheng, Yu Qingjun e Wei Zhihai, o presidente da Sinotruk Brasil, Jian Zhang, e o presidente da SCPar, Paulo Cesar da Costa.

“A decisão está tomada e agora é preciso constituir a empresa brasileira da Sinotruk e aprovar o projeto da fábrica no programa Inova-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos), do governo federal”, afirmou o governador.

Raimundo Colombo disse que o Estado, por meio da SCPar, será parceiro do investimento para viabilizar o projeto em Santa Catarina. Destacou que a Sinotruk é a terceira maior montadora de caminhões do mundo, a maior da China e, agora, está decidida a instalar uma unidade em Lages.

O presidente da Sinotruk, Ma Chunji, agradeceu ao suporte dado pelo governo de Santa Catarina para viabilizar a venda e a produção de caminhões chineses no Brasil.

O presidente da SCPar, Paulo César da Costa, ressaltou que o encontro com a alta cúpula da Sinotruk possibilitou que alguns assuntos pendentes fossem resolvidos, vislumbrando um futuro promissor para a montadora.

“A Sinotruck é uma empresa que tem marca, tem tecnologia, conhecimento de mercado e a SCPar, juntamente com os demais sócios, quer ser parceiro desse empreendimento, principalmente porque terá uma ampla repercussão na cadeia produtiva do setor automotivo” em Santa Catarina, disse.

O acordo prevê a criação da joint-venture Sinotruk Brasil Indústria de Veículos Ltda, com a participação da importadora Elecsonic, que foi habilitada no Inova-Auto), da CNHTC), Cotia Trading e o governo do Estado, por meio da SC Par.

Paulo Cesar da Costa informou que a prioridade agora é preparar o projeto executivo da planta da fábrica e o plano de negócios que será encaminhado ao Ministério de Indústria e Comércio para a habilitação no Inova-Auto que permitirá a construção da montadora.

Os investimentos em infraestrutura e máquinas giram em torno de R$ 100 milhões e ainda teremos os custos em treinamento de pessoal e a fabricação dos primeiros caminhões testes”, observou o presidente da SCPar.
O presidente da Sinotruk Brasil, o chinês Jian Zhang, também agradeceu ao governo de Santa Catarina pelo interesse em viabilizar a instalação da montadora em Lages.

“A Sinotruk gosta do mercado brasileiro, porque é um importante país e faz parte do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China)”, salientou Zhang.

A Sinotruk Brasil prevê a produção de quatro a seis meses apenas em caminhões testes, que serão distribuídos para empresas de transportes para que elas se certifiquem da qualidade do caminhão que será fabricado em Lages.

O projeto prevê a abertura de 400 empregos diretos e cerca de 2 mil indiretos, formados por empresas que produzirão peças para a montadora.

A fábrica em Lages
O diretor-geral da Elecsonic, Joel Anderson, diz que a fábrica da Sinotruk de Lages produzirá os caminhões dos modelos A7. São veículos com motores com mais de 380 cavalos, 12 litros, constituindo-se nas versões 4x2, cavalo mecânico 6x2 e 6x4. Mais adiante, de acordo com Anderson, serão fabricados os caminhões pesados e extra-pesados.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS