sexta, 29 de março de 2024
Geral
06/09/2013 | 11:11

Presidentes de associações de moradores preocupados com a violência em Itajaí

Assaltos, furtos, homicídios, tráfico de drogas. São inúmeras as formas de violência que atingem diariamente a população itajaiense. A criminalidade é crescente e muitos cidadãos se sentem acuados dentro de suas próprias casas ou estabelecimentos comerciais. Presidentes de associações de moradores de Itajaí estão preocupados com a insegurança em seus bairros e já se colocaram favoráveis a urgente implantação da Guarda Civil Municipal. O tema será amplamente discutido no dia 11 de setembro, às 19 horas, em Audiência Pública na Câmara de Vereadores. O debate entre autoridades e comunidade está sendo organizado pela Comissão de Segurança Pública do Legislativo, formada pelos vereadores Carlos Ely (PPS), Thiago Morastoni (PT) e José Ferreira (PP).

 

Relatos de violência são fáceis de encontrar por toda Itajaí, como exemplificam Edison Antonio de Oliveira, presidente da Associação de Moradores do Bairro Cordeiros, e Marcio Guapiano, presidente da Associação de Moradores da Murta. “Aqui tem assalto todo dia e assassinato toda semana. Nossa comunidade vive com medo e a Guarda já deveria ter sido implantada há muito tempo”, diz Oliveira. “O sentimento é de muita insegurança. Todos os comércios já foram assaltados, não há rondas policiais e existem núcleos de crime no bairro. Precisamos da Guarda”, completa Guapiano.

 

Na zona rural a preocupação é a mesma. “A segurança aqui é péssima. Faltam rondas, policiais, não vemos nada por aqui. Anos atrás, coletamos mais de mil assinaturas pedindo a instalação de um posto policial na zona rural, mas até hoje não conseguimos. Acreditamos que a Guarda será benéfica, mas esperamos que não fique apenas no centro da cidade”, pede Ana Francisca Demarch, presidente da Associação de Moradores da Itaipava.

 

Triste realidade

 

Thiago Morastoni, vice-presidente da Comissão de Segurança, diz que os relatos dos integrantes das associações refletem a dura realidade encontrada nas ruas de Itajaí. “Na caminhada que fizemos no último fim de semana, várias pessoas nos contaram que foram vítimas dessa violência. Precisamos mudar esse quadro e acredito que a Guarda Civil auxiliará as polícias no combate à criminalidade”, ressalta.

 

Presidente da Comissão de Segurança, Carlos Ely visitou alguns comerciantes na avenida Sete de Setembro, na quinta-feira (05), e também ouviu relatos preocupantes. “Passei por cerca de 30 estabelecimentos e quase todos já foram assaltados. A questão da insegurança, em razão do quantitativo de policiais e o atrativo do poder econômico de nossa cidade ao crime organizado, nos obriga a debater, propor e agir em defesa de nossos valores e pessoas, que é a proposta de criação da Guarda Civil Municipal”, frisa.

 

O relator José Ferreira reforça as palavras dos colegas de Comissão. “Os bairros de Itajaí estão muito violentos. Não podemos nem sentar na porta de casa, e muitas vezes optamos por morar em apartamentos para nos sentirmos mais seguros. A Guarda Civil Municipal vem para coibir a criminalidade e os assaltos nos bairros, com rondas frequentes, estreitando o relacionamento com os moradores, com ações preventivas”, finaliza.

 

A Audiência Pública acontecerá no Plenário na Câmara de Vereadores de Itajaí, na Avenida. Ver. Abrahão João Francisco (Contorno Sul), nº 3825, bairro Ressacada.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS