quinta, 28 de março de 2024
Geral
02/09/2013 | 08:46

Bacia de evolução será em frente ao Saco da Fazenda

Local é o que aponta menor impacto social. Estudos de impacto ambiental e de engenharia estão em fase final de execução

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes entra na fase final dos estudos de impacto socioambiental da obra de reestruturação do canal de acesso e nova bacia de evolução do rio Itajaí-Açu. Após diversas simulações realizadas pela empresa holandesa Arcadis, a área em frente ao bairro Saco da Fazenda, em Itajaí, foi apontada como a melhor opção. O projeto prevê que a bacia tenha um diâmetro de 530 metros, 130 metros maior que a atual o que permitirá a entrada de navios de até 366 metros. A obra é de vital importância para a região de influência do Complexo Portuário, pois o mercado internacional de navegação está utilizando embarcações maiores. A utilização dessas embarcações é uma tendência irreversível, pois aumenta a produtividade das empresas armadoras, que passam a realizar menos viagens, levando maior quantidade de carga, explica Antonio Ayres dos Santos Junior, superintendente do Porto de Itajaí.

 

A empresa Consiliu iniciou nesta semana, nas proximidades do Saco da Fazenda, em Itajaí, um estudo socioeconômico, que é parte do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), documento fundamental para a obtenção da licença ambiental. Quando concluído, o EIA será avaliado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), que tem a autoridade para conceder o licenciamento para que a obra possa ser iniciada. “Creio que o local definido, em frente ao Saco da Fazenda, em Itajaí, é a melhor opção, que representa o menor impacto social e ambiental”, explica Ayres. Os estudos socioeconômicos e ambientais devem ser finalizados no início de outubro, que é quando o Complexo Portuário pretende protocolar o EIA e o Relatório de Impacto no Meio Ambiente (RIMA) no órgão ambiental.

Estimada em R$ 300 milhões, a obra vai garantir a competitividade do Complexo Portuário, segundo maior movimentador de contêineres do País. A obra é importante para toda a economia da região, sejam as atividades relacionadas ao segmento – despachantes, portos secos, transportadoras, como os negócios comuns, como farmácias, mercados e serviços em geral, que são impulsionados pela força econômica gerada pela movimentação de cargas.

 Impactos reduzidos no Saco da Fazenda

 

 A intenção é causar o menor impacto possível, sempre tentando atender as reivindicações da sociedade e buscando soluções positivas para todos os envolvidos. Importante ainda é ressaltar que os eventuais impactos serão a logo prazo, em razão do cronograma de funcionamento da marina. Já o projeto de construção da nova marina de Itajaí, que será erguida também nas imediações do Saco da Fazenda, não sofrerá qualquer impacto.

 

 

 

 

As informações oficiais sobre a o projeto da nova bacia de evolução podem ser encontradas no http://www.baciadeevolucao.com.br/


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS