sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/07/2013 | 08:33

Defesa Civil segue em Atenção

A Defesa Civil de Itajaí segue em situação de atenção. Devido ao acumulado de chuva que ultrapassa os 70 milímetros nas últimas 48 horas - praticamente a metade do previsto para o mês, com 130 a 150 milímetros; há risco de deslizamentos em encostas. Também há possibilidade de novos alagamentos por volta das 14h quando o pico da maré irá atingir 1.10m de altura. Os moradores de áreas próximas às encostas ou ribeirinhas devem ficar atentos e se necessário acionar a Defesa Civil através do 3341-6199.

Equipes da Defesa Civil seguem monitorando a cidade, e Agentes de Trânsito também seguem auxiliando no isolamento de áreas sujeitas a alagamentos com o pico da maré, principalmente nas Avenidas Ministro Victor Konder (Beira-rio) e Prefeito Paulo Bauer, e Ruas Samuel Heusi, Pedro Ferreira e Silva.

Até a madrugada desta terça-feira (23), persiste a condição de chuva mais significativa no norte de Santa Catarina e no Litoral devido a um cavado (área alongada de baixa pressão). No Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí, região que já choveu bastante nas últimas 24h, há previsão de chuva mais intensa com acumulados de 60 a 80 milímetros em média, podendo ocorrer pontuais maiores, sobretudo nas cidades mais próximas do Paraná, com risco de alagamentos e deslizamentos.

O frio aumenta no decorrer desta segunda-feira (22), o que aliado a elevada umidade, favorece condições de neve e chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul até a manhã de terça-feira. Se a combinação das variáveis Meteorológicas for confirmada, há chance de acúmulo significativo de neve, similar aos episódios de 2010 e 2011. Não se descarta a ocorrência do fenômeno de forma mais isolada nas áreas altas do Meio Oeste, Planalto Norte e até mesmo do Oeste do Estado (chance pequena). Nas áreas mais altas da Serra Gaúcha e região Serrana do Paraná, o fenômeno também pode ser registrado. Esta massa fria é considerada tão intensa que pode causar a “friagem” no Centro-Oeste e sul da região Amazônica.

Também pode haver geada forte e ampla no estado nas madrugadas de terça, quarta e quinta-feira, com prejuízos para agricultura e pecuária. Não se descarta a possibilidade de geada negra especialmente nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, na terça-feira.

Na quarta-feira há previsão de temperatura mínima negativa nas áreas altas do estado, variando de -10°C a -8°C especialmente em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, dentre outras com altitude acima de 1000 m. No Litoral, as mínimas podem variar entre 0°C a 4°C. Alguns recordes de temperatura mínima devem ser igualados ou até superados para o mês de julho. Esta situação é excepcional e histórica, podendo ser comparada a última forte massa de ar polar em Santa Catarina no ano de 2000.

Os dias mais frios serão a terça e quarta-feira, e as temperaturas voltam a subir na sexta-feira.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS