quinta, 28 de março de 2024
Geral
18/07/2013 | 16:34

Itajaí sedia Conferência Intermunicipal de Educação

O teatro Adelaide Konder da Univali, em Itajaí, foi o cenário de debate e discussão da Conferência Intermunicipal/Regional de Educação (CONAE) que foi realizado na quarta-feira, dia 10. Cerca de 400 participantes profissionais da educação, membros do Fórum Estadual e lideranças municipais dos noves municípios da SDR de Itajaí, estiveram presentes e acompanharam até o final do dia temas da educação para serem levados a Conferência Estadual e Nacional.

 

    Foram escolhidos os delegados da Regional que farão parte da discussão estadual. Além do tema central da Conae 2014, O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, também foram discutidos os subeixos, preposições, alterações nas novas propostas e os sete eixos centrais:

 

I. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.

II. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.

III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.

IV. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

VI. Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

VII. Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

 

    A Secretária Regional, Eliane Neves Rebello Adriano, durante a Conferência discursou que a educação possa ter mais recursos nos níveis básico, infantil e médio. “Transformar em realidade as intenções que são debatidas no poder público, nas falas em Conferências e outras discussões, traduzindo isso em investimentos na área da educação do país”, destacou Rebello.

 

    Para a Gerente Regional de Educação de Itajaí, Isabel Belizário, a Conferência contou com profissionais de alto nível o que resultou em discussões produtivas e debates de ideias com o propósito de melhorar o sistema de educação do país. “O momento foi de reflexão para novas ações”, conta Belizário.

 

    Segundo a coordenadora Regional da II CONAE/2014, Nádia Maria da Silva, o encontro proporciona uma nova construção das políticas públicas da Educação do Brasil a fim de melhorar a qualidade de ensino para todos. “A Conferência transcorreu em um clima tranquilo, sendo discutidas várias propostas e feitas alterações importantes”, resume Nadia.

 

    O evento estadual será realizado em Florianópolis, entre os dias 7 e 9 de setembro, onde serão reunidas as deliberações de todos os encontros que ocorreram no Estado. A Conferência faz parte do cronograma de discussões em preparação para o Conae 2014, que será realizado em fevereiro, em Brasília.

 

    A Conferência Nacional da Educação tem caráter mobilizador e propositivo, canalizando as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com o Poder Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS