quinta, 18 de abril de 2024
Geral
27/06/2013 | 14:38

ADJORI NO JAPÃO Embaixador recebe Colombo e lembra passos da vitória de Santa Catarina

Embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, recebe Missão catarinense e governador elogia esforço para vencer 12 etapas do acordo da suinocultura
 

A vitória de uma luta de sete anos foi comemorada na noite de quinta-feira (manhã de quinta-feira no Brasil) na casa do embaixador brasileiro no Japão, Marcos Galvão, tendo como convidados os integrantes da Missão Econômica de SC, que nesta sexta-feira (28) sela um acordo de exportação de carne suína histórico e inédito com os japoneses. O diplomata e a embaixatriz Ana Maria Galvão receberam os catarinenses na sua residência oficial, em Shibuya-Ku, e ofereceram um jantar em que a carne de porco foi o prato principal, regada a vinho da Serra Catarinense.

O governador Raimundo Colombo fez questão de frisar a dedicação do embaixador e de sua equipe em Tóquio para que o Japão finalmente passasse a comprar carne suína de Santa Catarina. Em entrevista, o embaixador Marcos Galvão lembrou que os primeiros passos para o acordo que está sendo selado agora foram dados em 2006, “e depois disso passamos por 12 etapas técnicas e diplomáticas e não saberia dizer qual foi a mais difícil”.

Para o embaixador, o que possibilitou o fechamento do acordo foi “a qualidade do produto catarinense e a dedicação do produtor local, da indústria e dos agentes de Governo responsáveis pela sanidade animal”. No entanto, o governador Raimundo Colombo fez questão de ressaltar que o trabalho realizado na Embaixada brasileira “foi fundamental, e sem ele nós não estaríamos aqui”.

 

Ao final, todos comemoram um fato inédito e histórico: pela primeira vez o Japão fecha um acordo de exportação diretamente com um estado – quando até hoje fazia apenas com países.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS