sexta, 29 de março de 2024
Geral
10/06/2013 | 09:42

Encontro debate o viver saudável e busca pela paz, em Itajaí

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza no dia 14 de junho, a 3ª edição do Encontro Mãos de Vida, no Campus Itajaí. O projeto, que faz assessoramento e cuidado à saúde a pessoas com câncer e a adolescentes do Parque Dom Bosco, promoverá mesas redondas e palestra sobre o tema: “Cuidando do ser para a paz”.

O evento será no auditório Adelaide Konder. As mesas-redondas serão à tarde, a partir das 14h30. A noite haverá uma palestra com o tema: “Cativar – a arte do encontro”, ministrada pelo psicólogo Roberto Crema.

O encontro tem a parceria da Unipaz. A inscrições são feitas pelo site univali.br/eventos, no link “Saúde e Esporte”. O investimento é de R$ 20,00 para acadêmicos, funcionários, egressos, e para o público assistido pelo projeto Mãos de Vida. Para os demais interessados, as inscrições custam R$ 40,00.

Mãos de Vida é um projeto de extensão da Univali, que conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, filósofo, teólogos, arte terapeuta e educador físico.

Nova visão de saúde

De onde vem à força para enfrentar uma doença? Pesquisadores e profissionais da Univali, atuantes em dez diferentes áreas, estudam no Mão de Vida, os processos de cura sobre um novo ponto de vista: o ser humano em sua integralidade, como um todo.

“O processo de cura é complexo. É preciso levar em conta que os sistemas imunológico e endócrino trabalham junto com o sistema nervoso, onde as emoções e a racionalidade operam” explica Maria Glória Dittrich. Para ela, a qualidade de vida e a autoestima da pessoa que enfrenta uma doença, especialmente o câncer, são decisivas para as reações do corpo.

“A pessoa que tem um diagnóstico positivo do câncer se depara com sua finitude. O projeto Mãos de Vida lhe ajuda a perceber que ela não é apenas portadora de uma doença grave, mas alguém que, na sua auto-percepção, terá potencialidades para enfrentar os encargos dessa doença”, afirma Dittrich.

A pesquisadora, que desenvolveu a teoria do “ser-criante”, defende que o ser humano deve ser entendido em três dimensões: a físico biológica, a psicológica e a espiritual. Esta última, não diz respeito a religiosidade, mas sim, a força vital e criativa que compõe o ser. “A força que dá o sentido a vida”, completa.


Focos de trabalho do projeto Mãos de Vida :

- Cuidado integral de pessoas com câncer de mama. Encontros, reflexões e empoderamento de mulheres e seus familiares, nas sextas-feiras de manhã, no Campus Itajaí;

- Educação em saúde, para a auto-sustentabilidade social de crianças e adolescente em risco social (abandono, violência, entre outros) que são alunos no Parque Dom Bosco;

- Assessoria para gestão organizacional da Associação Amor Próprio, de Itajaí;

- Formação de profissionais e preparação de equipe para atuar no projeto Mãos de Vida;  



JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS