quinta, 28 de março de 2024
Economia
10/05/2013 | 09:36

Ferrovia da Integração - Vice Prefeita de Itajaí está em Chapecó para assinatura do edital

 

A Vice Prefeita de Itajaí, Dalva Maria Rhenius, segue, neste momento, para a cidade de Chapecó, onde participa do lançamento dos editais que definem o traçado, o custo e o modelo de contratação das obras da Ferrovia da Integração.

A solenidade está programada para iniciar a partir das 16 horas no auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó e contará com a presença do Ministro dos Transportes, César Borges, do presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias do Congresso Nacional, Pedro Uczai, do presidente da Valec Engenharia, Josias Cavalcante Júnior, e da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Na ocasião, será lançado o edital de licitação do Estudo de Viabilidade Técnica Economica e Ambiental (EVTEA) e também o edital do Projeto Básico. Com aproximadamente 862 km de extensão, o traçado tem como referência as cidades da Blumenau, Ponte Alta, Santa Cecília, Herval D’Oeste, Chapecó e São Miguel do Oeste. O trecho fará a ligação entre a EF-451 (Ferrovia Litorânea) de Itajaí ao Extremo Oeste.

As lideranças catarinenses estimam que a ferrovia reduzirá o custo do transporte em 40% e deverá melhorar a competitividade da indústria local. O estudo deve contemplar o trajeto Dionísio Cerqueira, Chapecó, Itajaí, cuja proposta vem sendo construída politicamente.

Já existem R$ 64 milhões previstos pelo PAC, valor que permitiria a realização de ambos os editais. Só o estudo custaria R$ 7,9 milhões. Depois, com o estudo e o projeto devidamente concluídos, a obra em si será licitada.

A Ferrovia contribuirá para a integração econômica e social das regiões do Vale do Itajaí, Planalto, Meio Oeste e Oeste através do transporte de pessoas e mercadorias.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS