quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/04/2013 | 08:46

90 anos de história - Escola Gaspar da Costa Moraes celebra aniversário

A sexta-feira (26) vai ser dia de festa para estudantes, professores e toda a comunidade atendida pela Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, na Fazenda. Para comemorar os 90 anos da unidade de ensino, os alunos irão expor seus trabalhos sobre o regate histórico da unidade, com música, poemas, fotografias e bolo de aniversário.

Em 26 de abril de 1953, o então Prefeito Municipal Paulo Bauer inaugurava mais um grupo escolar no município de Itajaí: a atual Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, localizada no Bairro Fazenda, e que na época, pertencia à Rede Estadual de Ensino. Mas, apesar da inauguração oficial ter ocorrido em 1953, os primeiros registros históricos desta unidade escolar datam do ano de 1923, quando se formou a primeira turma composta de 12 alunos e 15 alunas, na então Escola Estadual 1ª da Fazenda. E muito mais tarde, somente no ano de 2000, foi assinado um decreto transferindo o então Colégio Estadual Gaspar da Costa Moraes para a Rede Municipal de Ensino de Itajaí, transformando-o na Escola Básica Gaspar da Costa Moraes.

A partir das 08h30, os alunos irão começar suas apresentações de danças, recitais de sonetos e poesias e o corte do bolo dos 90 anos para todos os estudantes e funcionários da escola. “As atividades de resgate histórico possibilitou aos alunos trabalharem poesia, prosa, verso, produção textual; inclusive a importância do Ribeirão Schneider, localizado ao lado da unidade, tratamento de esgoto na cidade, peixes, resgate da história do bairro Fazenda, entre outros temas”, afirma o diretor da unidade.

 

Gaspar da Costa Moraes Esta é a história de um homem que amou o mar, sua cidade e a comunidade que ajudou a construir e onde participou intensamente de acontecimentos e festejos. Gaspar da Costa Moraes começou a vida profissional como piloto da Marinha Mercante. Dedicou-se aos esportes, com preferência pelo remo, e exerceu diversas outras atividades profissionais, incluindo a de chefe de polícia. Professor, lecionou no Colégio São José e na Escola Victor Meirelles. Jornalista, foi redator de jornais locais e de outros municípios. Esta história real começa no fim do século XIX, quando Gaspar da Costa Moraes nasce, aos 28 dias do mês de junho de 1899.

Gaspar tornou-se o primeiro Inspetor Escolar, o equivalente a um Coordenador de Ensino de determinada região. Sua missão era a de zelar pelos valores educacionais, qualidade do ensino e patrimônio de todas as escolas de Itajaí.

Em 30 de maio de 1942, Gaspar falece. Os jornais da época registram a passagem como perda irreparável. "Partiu o marujo, o atleta, o educador de coração puro, o cavalheiro, o cidadão de Itajaí".


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS