sábado, 20 de abril de 2024
Geral
22/04/2013 | 15:34

Transat Jacques Vabre leva dois estudantes de jornalismo à França

 

Dois estudante de jornalismo matriculados na Universidade do Vale do Itajaí podem participar de intercâmbio cultural que prevê viagem de um mês à cidade francesa de Le Havre, de onde parte para Itajaí, em 03 de novembro de 2013, a regata Transat Jacques Vabre. A chegada em Itajaí está prevista para ocorrer por volta de 20 de novembro. Os dois acadêmicos serão escolhidos por meio do “Premio Transat Jacques Vabre de Jornalismo Impresso”, cujo regulamento foi lançado na tarde desta segunda-feira (22), em solenidade realizada no Palácio Marcos Konder.

O concurso engloba a categoria de “jornalismo impresso” e é uma promoção do Comitê Central Organizador da Regata Transatlântica Jacques Vabre em Itajaí, em parceria com a Associação Transat Jacques Vabre, na França. “O objetivo é o estímulo à produção de matérias no meio acadêmico abordando a fusão das culturas catarinense e francesa, tendo como foco a história do Iça-Mirim, um índio Carijó que foi levado da costa catarinense por navegadores franceses no ano de 1504 e que, posteriormente, tornou-se um grande navegador na França. O fato, inclusive, é citado por muitos pesquisadores, como o mito fundador das relações entre Brasil e França”, explica o presidente do Comitê em Itajaí, Amílcar Gazaniga.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de maio e serão premiados os dois primeiros colocados, com passagens de ida e volta – partindo de Itajaí com destino à cidade francesa de Le Havre (inclusos os traslados e passagens terrestres de Itajaí a Florianópolis e Paris a Le Havre e os respectivos retornos, partindo de Itajaí em outubro de 2013 e retornando em novembro –, seguros viagem, hospedagens na França, curso intensivo de francês na Nelle Escola de Idiomas, da Univali. Os vencedores também receberão ajuda de custo no valor de mil euros o primeiro colocado e de quinhentos euros o segundo.

Além dos dois estudantes contemplados, Gazaniga informa que o veículo de comunicação que der maior apoio à divulgação do concurso também será contemplado com uma viagem para acompanhar a largada da regata, em Le Havre, no início de novembro. “São ações que tendem a engrandecer nosso evento, divulgar o nome de Itajaí no planeta e proporcionar grandes eventos à nossa comunidade”, acrescenta o coordenador do Comitê em Itajaí.

Para o professor Carlos Roberto Praxedes dos Santos, coordenador do Curso de Jornalismo da Univali, a realização desse concurso, envolvendo o Curso de Jornalismo, é um evento de grande importância na realidade do curso, que completou 22 anos em 20013. “A participação da Univali nesse concurso vai possibilitar aos mais de 170 alunos matriculados no Jornalismo uma vivência ímpar para o início profissional dos acadêmicos premiados. É uma grande honra para nós fazermos parte dessa iniciativa”, diz Praxedes. 

O prefeito Jandir Bellini diz que a realização dessa etapa da Transat Jacques Vabre em Itajaí será fundamental para consolidar o nome de Itajaí nos calendários mundiais de esportes náuticos. “Estamos totalmente aptos a realizarmos essa regata, que integrará a programação do evento ‘Aventura pelos mares do mundo’, que englobará também feiras gastronômica e de negócios, atrações artísticas e culturais, a partida da Família Schurmann para a ‘Expedição Oriente’, entre outros que contarão em ampla programação”, diz Bellini.

 

Iça Mirim– O historiador e secretário da Educação de Itajaí, Edison D’Ávila, explica que a história do índio Iça Mirim está intimamente atrelada a Santa Catarina, pois foram os franceses os primeiros navegadores a aportar em terras catarinenses, no ano de 1504. “E temos mais importantes coincidências. O porto de porto de Honfleur, na Normandia, de onde os navegadores partiram em junho de 1503, para seguir rumo às Índias Orientais, rota que percorreram parcialmente, vindo parar na costa catarinense, fica em frente ao porto de Le Havre, de onde a regata parte com destino a Itajaí.

 

A regata– A regata, que larga de Le Havre em 03 de novembro de 2013, após nove dias de ampla programação festiva ao redor da bacia Paul Vatine, deve contar com cerca de 50 veleiros que disputarão as categorias IMOCA (International Monohull Class Association), Class Multi50, Class40 e MOD70. A competição engloba um percurso de 5.395 milhas náuticas – em linha reta – e a estimativa é de que o percurso leve cerca de 20 dias.

“Estamos muito felizes por Itajaí ter sido escolhido como porto de chegada dessa importante regata e faremos, com certeza, tudo o que estiver ao nosso alcance para darmos o que temos de melhor aos velejadores que aqui aportarem”, diz Bellini. Para o prefeito, a inclusão de Itajaí nesta edição da Transat Jaques Vabre consolida a retomada da atividade náutica no município, que no passado teve grande destaque. “Para nós é uma grande honra sermos a parada dessa importante disputa que chega ao seu 20º ano, o que contribui significativamente para consolidar a vocação náutica de nossa cidade”, diz Bellini.

Para o delegado geral da Associação Transat Jacques Vabre, Gildas Gautier, Itajaí tem todos os quesitos necessários para que a chegada da regata no município seja um grande evento. “A infraestrutura disponível na cidade, aliada ao know-how que Itajaí vem adquirindo na realização de eventos náuticos e a vontade dde seus dirigente e comunidade certamente vai fazer da chegada da Transat Jacques Vabre um grande acontecimento”, destaca Gautier. Já Amílcar Gazaniga, garante que o município não poupará esforços para oferecer o melhor para os velejadores e que a comunidade de Itajaí os receberá de braços abertos.  

Na edição itajaiense  da  regata  transatlântica, o local de realização será o Centro Comercial Portuário (Vila da Regata), onde ocorreu a etapa brasileira da Volvo Ocean Race em 2012, o Centreventos Itajaí e também parte da área do Saco da Fazenda, local que abrigará o Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS