sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/04/2013 | 08:30

E.B. Mansueto Trés está preparada para situações emergenciais

 

Nesta terça-feira (16), um Simulado de Evacuação envolvendo cerca de 250 pessoas, entre alunos, professores e funcionários, da Escola Básica Mansueto Trés, no Bairro São Vicente, encerrou as atividades do projeto “Defesa Civil na Escola”. Desde o início do mês, agentes da Defesa Civil estiveram na unidade capacitando pais, professores e estudantes de 1ª a 8ª série sobre acidentes domésticos, primeiros socorros, previsão do tempo e percepção de risco.

O simulado de evacuação é um treinamento para todos os integrantes da unidade de ensino quanto à saída de emergência do prédio. Conforme a agente envolvida na capacitação, esta atividade serve para praticar os conhecimentos teóricos adquiridos na formação. “No momento em que é acionado o sinal de emergência do simulado é que podemos avaliar se o grupo está apto para agir numa situação emergencial, como num incêndio ou num caso de fortes chuvas”, comenta. 

Mas, se o sinal de emergência realmente for acionado, os funcionários e alunos da E. B. Mansueto Trés já sabem como se comportar, cada um tem sua função e responsabilidade neste momento. A diretora escolar, por exemplo, é a responsável por acionar o sinal, a secretária está incumbida de ligar para o serviço de emergência, já a cozinheira não pode deixar de desligar o gás e os porteiros devem abrir os portões imediatamente. Além disso, os estudantes serão orientados por um grupo de agentes mirins, que são os alunos responsáveis pelas orientações do caminho correto para sair do prédio, em casos emergenciais, de mãos dadas, até um ponto de encontro.

A escola também recebeu mini kit de primeiros socorros contendo gaze, atadura, soro fisiológico, luvas, bandagem adesiva. O grupo capacitado ainda fará uma visita complementar nas dependências da Estação da Epagri para conhecer melhor as questões relacionadas à previsão do tempo. 

O projeto, “Defesa Civil na Escola”, já capacitou mais de 5.500 pessoas sobre os aspectos básicos da Defesa Civil e como reduzir a vulnerabilidade e as situações de risco. A próxima capacitação do projeto Defesa Civil na Escola ocorre na seguinte unidade de ensino:

E.B. Gaspar da Costa Moraes - Fazenda
Formação professores: 08 e 09 maio
Formação alunos e pais: 14, 15 e 16 maio
Simulado de Evacuação: 21 maio


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS