sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/04/2013 | 11:35

Limpeza da vala do Rio Novo - Serviço deve ser concluído em breve

Os agricultores da região do Rio Novo, mais conhecido pela população itajaiense como Colônia Japonesa, reivindicaram para a Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural a limpeza da vala que faz o escoamento das águas pluviais desde as margens do Rio retificado (o da barragem de captação de água) até o Rio Itajaí-Mirim, com uma extensão de 2.488 metros. Essa vala deve ser limpa anualmente, uma vez que coloca em risco a produção de alimentos daquela região, considerada o celeiro das hortaliças produzidas no município de Itajaí. Com a limpeza, evita-se o transbordamento de água, que é causado pelas fortes chuvas - tradicionais nos meses do verão, mas que têm sido constantes na cidade.

O capim Brachiária é o principal problema de obstrução das valas de escoamento, acompanhada de plantas invasoras mais frequentes nos solos de lavouras anuais, em função da competição por água, apresentando um crescimento muito rápido, produzindo uma grande quantidade de massa verde nas condições climáticas favoráveis, altas temperatura e umidade. 

Mais de 20 famílias da região do Rio Novo que têm como principal fonte de renda a produção de aipim, milho, feijão e outras hortaliças vão se beneficiar com a limpeza da vala de escoamento. 

O mau tempo dos últimos dias não impediu a continuidade do serviço de limpeza da vala do Rio Novo, que ficará pronto em breve, proporcionando assim tranquilidade à população rural e urbana do município de Itajaí. 

 

Fonte: PMI


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS