quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/04/2013 | 08:55

Secretaria de Educação entregará um computador por aluno

 

Em Itajaí, alunos das escolas municipais vão receber computadores portáteis que poderão ser levados para casa. O projeto piloto irá entregar 80 computadores na Escola Isolada Maria Perpétua Pereira, situda na comunidade rural da Paciência, sendo um para cada aluno e professores, nesta quinta-feira (18), às 15h30, na própria unidade de ensino. Este é o Programa de Inclusão Digital, que também está capacitando professores para dar aulas por meio dos novos computadores em sala de aula. Neste dia ainda será assinada a autorização de licitação para reforma e ampliação da Escola.

O Programa Federal com adesão do Município de Itajaí, denominado “Um Computador por Aluno (PROUCA), além de oferecer laptops aos alunos e professores, irá adequar toda a infraestrutura da escola para acesso à internet e ainda capacitar gestores e professores no uso da tecnologia. Destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem, os aparelhos irão promover a inclusão digital nas escolas e servirão como uma ferramenta pedagógica.

“Este é um projeto piloto que irá beneficiar não só os 70 alunos da escola isolada, mas sim, todas as famílias que têm filhos matriculados na unidade. Os estudantes irão levar os computadores portáteis para casa, incluindo os pais e irmãos nas atividades digitais, sendo que a maioria deles não tem o equipamento. Nossa meta é replicar o projeto em toda a Rede Municipal, priorizando alunos das escolas isoladas”, reforça o Secretário Municipal de Educação.

Os equipamentos ficarão à disposição dos alunos; como são netbooks, eles poderão se movimentar com os aparelhos, conectados à internet, pela escola, como biblioteca e pátio. “Por conta disto é que os professores passaram por capacitação, para pensar em novas formas de ensinar, de descobrir e acessar as informações e também produzir coletivamente novos conhecimentos”, comentam os instrutores da Assessoria de Informatização da Secretaria Municipal de Educação.

E além da entrega dos equipamentos eletrônicos, outra importante conquista para a unidade de ensino também está sendo comemorada pela comunidade escolar. O Prefeito e o Secretário de educação irão assinar a autorização de licitação para reforma e ampliação da Escola Isolada Maria Perpétua Pereira. No projeto, estão previstos os seguintes serviços: construção de duas novas salas, banheiros, ampliação da cozinha e sala de direção, construção da casa de gás e de muro ao redor de toda a unidade, execução de novo projeto elétrico, pintura geral e concerto do telhado.

A Escola Isolada Maria Perpétua Pereira está localizada à Rua Benta Custódio Vieira, nº 418 – Paciência.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS