sábado, 20 de abril de 2024
Geral
12/04/2013 | 09:27

Frente fria traz chuva forte, frio, geada e mar agitado em SC

 

No decorrer de sexta-feira, dia 12, a previsão é de chuva em SC, com temporais em algumas cidades, devido ao avanço de uma frente fria. A mudança no tempo e a chuva começam a partir da manhã do Oeste ao Sul do Estado, com acumulados de 70 a 80mm em média, com risco de alagamentos.

No Litoral e Norte do Estado, a chuva chega especialmente da tarde para noite, com acumulados de 30 a 50mm em médias. A chuva se estende até a madrugada e manhã do sábado (13), mais forte no norte do Estado.

A Epagri/Ciram alerta para o risco de deslizamentos nas áreas aonde vem ocorrendo chuvas intensas, especialmente entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte.

No decorrer do dia de sábado, a nebulosidade diminui e o sol volta a aparecer no Estado com a chegada de uma massa de ar seco e frio, que declina a temperatura e provoca rajadas fortes de vento sul.

 

Frio e geada
As temperaturas estarão mais baixas nas madrugadas de domingo e início da semana, com temperatura mínima próxima de 0°C nas áreas altas do Planalto Sul, com condições de geada, que pode acorrer também de forma isolada no Meio Oeste e Planalto Norte.

Mar
Na costa catarinense, o mar fica agitado com ondas de sul, com picos variando entre 2.0 e 3.0m, especialmente ao sul de Itajaí, a partir da noite de sexta-feira.

Recomendações da Defesa Civil
1. Alagamentos, inundações e enxurradas: deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

2. Deslizamentos de terra: deve-se observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS