terça, 16 de abril de 2024
12/04/2013 | 08:52

Governo do Estado apresenta ações da nova economia catarinense em palestras

 

As propostas do Governo do Estado para a consolidação de uma nova economia em Santa Catarina e os primeiros resultados das ações relacionadas ao desenvolvimento econômico serão apresentados à população de todas as regiões por meio de uma rodada de palestras organizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC). Segundo o secretário da SDS, Paulo Bornhausen, as palestras aproximarão o Governo da população. “Entendemos que é preciso levar o Governo onde a população está, mostrando as iniciativas governamentais e os seus primeiros resultados”, explica. A rodada de palestras começou nesta quinta-feira (11) pelas cidades de Blumenau, Itajaí e Tijucas.

A palestra introduz o conceito de nova economia, que permeia as ações da SDS. “A nova economia catarinense fortalecerá toda a cadeia produtiva do Estado, desde o catador de lixo, passando pelos Distritos de Inovação, até empresas de grande porte, como é o caso da BMW”, descreve Bornhausen. Para ilustrar o conceito, é tomado como exemplo um aluno do programa Geração TEC de Blumenau, que ao concluir a capacitação empregou numa possível fornecedora para a planta da BMW em Araquari. “Oportunidades surgirão para empreendimentos de todo o Estado quando a cadeia produtiva estiver fortalecida e preparada para atender às demandas que surgirão no futuro”, acredita o secretário.

Para a execução das ações da nova economia catarinense, o Governo do Estado firmou parcerias com vários instituições, como o Sebrae/SC, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e associações do setor de tecnologia. O Sebrae/SC, representado na rodada de palestras pelo seu diretor superintendente, Guilherme Zigelli, é parceiro no Juro Zero (para empreendedores individuais); no Economia Verde (para estímulo a empreendimentos que trabalhem com resíduos sólidos) e Economia Verde e Solidária (para associações e cooperativas de baixa renda); no Polos Industriais (para micro e pequenas empresas de polos setoriais da indústria); Sinapse da Inovação e o Startup SC (para o estímulo à ideias inovadoras); e Desenvolvimento Território (para o estímulo ao desenvolvimento em áreas de baixa densidade empresarial).

A apresentação traz ainda informações sobre o Prodec (Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense), que que estimula investimentos de empreendimentos industriais por meio da postergação de ICMS. Em 2012, a previsão de investimentos dos projetos apresentados para o Prodec foi de mais de R$ 2 bilhões, com a geração aproximada de cinco mil novos empregos.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS