sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/03/2013 | 14:28

Tarifa do Lixo - Pagamento com desconto vale até segunda

 

Vence na próxima segunda-feira (25), o prazo para o contribuinte aproveitar o desconto e pagar a tarifa do lixo de 2013 em cota única. Com a revisão nos valores, os carnês entregues nas residências dos moradores não são mais válidos para as pessoas que optarem pelo pagamento da tarifa em cota única. Por isso, para facilitar o acesso da população aos novos boletos para pagamento da tarifa do lixo em cota única, a Empresa Ambiental, concessionária responsável pelo recolhimento e destinação do lixo em Itajaí, abriu na semana passada mais três postos de atendimento na cidade – nos bairros São Vicente e Cordeiros, e no Centro. Os endereços são temporários, funcionam até o dia 25 de março, e servem exclusivamente para emissão do boleto para pagamento em cota única.

De acordo com o gerente regional da Ambiental, Marco Antônio Ávila, para imprimir o novo boleto, basta o cidadão levar o carnê original da tarifa, no horário comercial (das 08 às 12h e das 14 às 18h), a um destes endereços:

 Bairro São Vicente: Rua Arquiteto Nilson Edson dos Santos, nº 455, fone 3349-9880
 Bairro Cordeiros: Rua Francisco Reis, nº 250, fone 3341-1094
 Centro: Rua Juvenal Garcia, nº 289, fone 3348-6667

Além destes novos locais, a população também pode ter acesso aos carnês para pagamento da tarifa do lixo e tratar de todas as questões relativas ao lixo no escritório da empresa, localizado na Rua Alberto Werner, nº 159, bairro Vila Operária, ou consultar o site da Ambiental, no endereço eletrônico www.ambsc.com.br . A empresa, lembra, ainda, que os contribuintes que fizeram o pagamento da taxa antes da revisão dos valores, têm direito a reembolso. Neste caso, devem procurar exclusivamente o escritório da Rua Alberto Werner.

Revisão

A tarifa do lixo de Itajaí em 2013 teve seus valores revistos após determinação do Prefeito para a formação de um Grupo de Trabalho formado por técnicos da Prefeitura, representantes de entidades representativas de classe e Ministério Público. Este grupo efetuou um estudo e conseguiu estabelecer um desconto linear de 19% na tarifa do lixo para todos os usuários do sistema.

Para usufruir do desconto, o contribuinte não precisa pagar as mensalidades de fevereiro e março expressas no carnê, passando a pagar somente as mensalidades a partir de abril. Essas duas mensalidades, juntas, equivalem um percentual de 16,67%. Os demais 2,33% restantes, serão descontados na última parcela, prevista para o dia 18 de janeiro de 2014, através de novo boleto a ser disponibilizado no site da empresa Ambiental (www.ambsc.com.br), ou no escritório da empresa, localizado na Rua Alberto Werner, 159.

Os contribuintes que preferirem fazer o pagamento em cota única, terão data até o dia 25 de março para efetuar o pagamento. Além do desconto de 19% da revisão da tarifa, quem pagar em cota única também terá direito a um desconto extra de 10% oferecido a título de bonificação pela empresa. Quem já efetuou o pagamento antes da redução da tarifa, deve comparecer no escritório da empresa pra receber de volta a diferença.

O grupo de trabalho que tratou da reavaliação da Tarifa do Lixo foi composto por representantes do Governo (Chefia do Gabinete, Procuradoria Geral, Secretaria de Planejamento e Gestão, Fazenda) e pela sociedade civil, representada pela subseção da OAB de Itajaí, Associação Empresarial, CDL, intersindical Patronal, Observatório Social, Câmara de Vereadores e Associação de Moradores do bairro Carvalho, representando as demais Associações de Moradores do município.

Tire suas dúvidas

Quem ainda não pagou nenhuma parcela do carnê:
- Descartar as duas primeiras parcelas, com vencimento em 18 de fevereiro e 18 março, e quitar as demais parcelas normalmente. A última parcela, com vencimento em 18 janeiro de 2014, o consumidor poderá retirar uma segunda via do boleto na sede da empresa ou pela internet com um desconto de 2,33%.

Quem já fez a quitação antecipada de todas as parcelas e têm valores a restituir:
- Deve procurar o escritório da empresa Ambiental, munido do carne que comprova o pagamento, juntamente com documento de identidade para solicitar a restituição.

Quem desejar pagar o valor total com o desconto de 29%:
- Deve procurar o escritório da empresa Ambiental, ou acessar o portal da empresa na Internet até 25 de março e solicitar o novo boleto com os valores atualizados. Nesta categoria, o usuário terá uma redução 19% da tarifa, mais 10% a título de estímulo da empresa pelo pagamento em cota única. Não é possível pagar em conta única com o carnê antigo.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS