quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/03/2013 | 08:24

Comissão vai lutar por prioridade a dependentes químicos

 

A audiência pública realizada nesta quarta-feira (20) na Câmara de Vereadores para discutir a dependência química na cidade de Itajaí resultou na formação de uma comissão que trabalhará diretamente nas questões apontadas durante o encontro. A disponibilização de leitos hospitalares para desintoxicação dos dependentes foi o ponto mais debatido pelos presentes.
 

A audiência foi proposta pelo vereador Carlos Augusto da Rosa- o Calinho Mecânico (PP), que abriu a audiência destacando o trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas de Itajaí na luta contra as drogas e pediu empenho de todos os presentes para que o que fosse discutido durante a noite fosse levado a diante para se transformar em ações efetivas. “Precisamos do empenho das famílias, do poder público e de toda sociedade”, disse Calinho.

Scharline Bergamini, coordenadora do departamento de Saúde Mental, que representou a Secretaria Municipal de Saúde, sugeriu que através da comissão se faça um diagnóstico da rede de atendimento ao dependente, um mapeamento do que está em funcionamento e articulação dos envolvidos na causa com o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Itajaí (COMAD), que também esteve representado no debate.

Já o delegado regional da Polícia Civil, Rui Garcia, pediu que fosse levado as autoridades competentes um apelo para a construção de uma casa para recuperandos em Itajaí e que se destinasse recursos para disponibilização de leitos para desintoxicação no Hospital Marieta. A disponibilização dos leitos foi apontada como prioridade pelos presentes e a internação compulsória também foi abordada.

 

 

Público também participou do debate

A noite contou ainda com o depoimento emocionado do coordenador da Associação Recomeçar, Gilberto Hardt, que falou da sua experiência pessoal na luta contra as drogas. O coordenador da comunidade terapêutica Pró-Vida, Luiz da Costa, apresentou alguns números que comprovam a grande demanda por tratamento existente na cidade. Somente na Pro-Vida, segundo Luiz, somente em seis meses mais 330 famílias afetadas pelo uso de drogas foram atendidas; cerca de cem visitas domiciliares foram realizadas e 19 pessoas recuperadas foram inseridas no mercado de trabalho.

Já a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD), Lisete Maria Borba, destacou que já existem importantes leis e outros mecanismos criados no papel, mas que é preciso trabalhar para colocá-los em prática.

 

Ao final da audiência os interessados se cadastraram para compor a comissão que se reunirá já na próxima semana, dia 27 de março, às 18h30, no Plenarinho da Câmara.   

A audiência também reuniu Elisabete Laurindo (Secretaria de Educação), o secretário Everton Wan Dall (Criança e Adolescente), secretária Juçara Pamplona (Desenvolvimento Social), representantes dos deputados estaduais Ana Paula Lima, Ismael dos Santos e Volnei Morastoni, do deputado federal Décio Lima, representantes de comunidades terapêuticas e de programas de saúde, entre outros.

 

Também estiveram presentes os vereadores Osvaldo Gern (PP), Carlos Ely (PPS), Thiago Morastoni (PT), Neusa Girardi (PMDB), José Alvercino Ferreira (PP), Afonso Arruda (PMDB) e Julcemar Ferreira (DEM).   


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS