sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/03/2013 | 11:00

Educação para Mídia é tema de projeto apresentado por vereador de Itajaí

 

Itajaí – O projeto "Educação para Mídia" apresentado pelo Vereador Giovani Felix (PT) tem como objetivo orientar e estimular o senso crítico das crianças quanto ao consumo de conteúdos veiculados na mídia.

 

O projeto busca incentivar a prática à leitura, assim como estimular a produção de jornal escolar, blogs e oficinas de rádios e vídeo. Além da veiculação de conteúdos produzidos pelos próprios alunos através de ferramentas e projetos já existentes.

 

Para Giovani, estabelecer um relacionamento proveitoso e positivo entre estudantes e o universo midiático é muito importante nos dias atuais. “O projeto visa proteger as crianças de possíveis efeitos nocivos dos veículos de comunicação, orientando-as a selecionar o que é benéfico ou não”.

 

A mídia assume cada vez mais espaço na vida cotidiana da maioria das pessoas, sendo uma das mais importantes instituições de socialização de crianças e adolescentes. Por isso mesmo é fundamental a compreensão da lógica comercial que rege a produção midiática, que através da publicidade cria desejos de consumo que não correspondem às reais necessidades de crianças e jovens. “Eles precisam ter noção de que os conteúdos veiculados na mídia, sejam eles de caráter informativo ou de entretenimento, não são retratos fiéis da realidade, mas sim de visões de mundo e de sociedade que devem ser analisados com cautela, não podendo ser tomados como padrão para a sociedade”, acredita Giovani.

 

O ensino e a prática de Educação para Mídia devem ser permanentes e continuados, por meio de palestras e oficinas dentro de disciplinas já existentes. As oficinas também deverão ser ofertadas aos professores, como forma de orientar trabalhos em sala de aula e poderão também ser ofertadas extraclasses aos pais e/ou responsáveis pelos estudantes. “Todos devem ter consciência do impacto dos conteúdos apresentados na mídia na formação de nossos filhos que estão em pleno desenvolvimento”, enfatiza o vereador.

 

A Educação para Mídia integrará de forma complementar ações que tenham

como objetivo incentivar a prática da leitura, por meio do acompanhamento pelos estudantes de notícias em jornais impressos, revistas e páginas da internet pelos educadores. Além de estimular o interesse das crianças pelas notícias e atualidades, através do uso de reportagens jornalísticas em sala de aula, contextualizadas aos conteúdos aplicados. Esse senso crítico tende a estimular que a criança analise com cautela as mensagens apresentadas na mídia.

 

Para o sucesso do projeto, o Poder Executivo deverá estabelecer parcerias

com instituições de ensino superior, profissionais da iniciativa privada e organizações não-governamentais que atuem dentro do âmbito de educomunicação.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS