sexta, 19 de abril de 2024
Geral
14/03/2013 | 13:06

Lideranças de Itajaí participarão do Fórum Parlamentar Catarinense que debaterá traçado de ferrovias em SC

 

A Associação Empresarial de Itajaí (ACII) participará nesta sexta-feira (dia 15) do Fórum Parlamentar Catarinense que irá debater com autoridades do governo e industriais os traçados das ferrovias de Santa Catarina. A ACII, assim como, integrantes da Comissão Pró Ferrovia, lideranças empresariais e políticas da região irão fazer “coro” para tentar garantir a construção da Ferrovia Chapecó/Itajaí.

            Durante vários encontros a Comissão Pró-Ferrovias, criada na ACII, preparou um documento com dados fortes de produtividade e portuários que justifiquem a viabilidade do traçado.  O documento que será assinado pelos integrantes da comissão e terá o aval do Governo do Estado será entregue durante o evento, que acontecerá a partir das 14h30min na FIESC em Florianópolis. Para representação expressiva do nosso município no evento a ACII também disponibilizou um ônibus que saíra das 12h da sede do 1º Batalhão de PM de Itajaí.

            O debate na FIESC irá contar com a presença do presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, que vai falar sobre um novo modelo ferroviário para o Estado. Na pauta do evento também estão a Ferrovia Litorânea, que será debatida pelo diretor de infraestrutura ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Mário Dirani, e a Ferrovia Leste-Oeste, que será tema de palestra do diretor de operações da Valec Engenharia Construções e Ferrovias, Bento José de Lima.

Atualmente, Santa Catarina possui 980 quilômetros de ferrovias operados pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e pela América Latina Logística (ALL). A ALL opera em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Sul de São Paulo e Argentina. O complexo ferroviário tem 15 mil quilômetros de extensão por onde passam 584 locomotivas e 17,5 mil vagões. Entre os produtos transportados pela empresa estão autopeças, químicos, eletroeletrônicos, papel e celulose, madeira, combustíveis e fertilizantes.

As linhas operadas pelas FTC têm 164 quilômetros de extensão, dez locomotivas e 443 vagões. A ferrovia interliga a região carbonífera de Santa Catarina ao Porto de Imbituba, passando por de Capivari de Baixo, onde se situa a usina termelétrica Jorge Lacerda. A malha também passa por Imbituba, Laguna, Tubarão, Sangão, Jaguaruna, Içara, Criciúma, Siderópolis, Morro da Fumaça, Urussanga e Forquilhinha. Os principais produtos transportados são carvão mineral (região carbonífera até termelétrica) e produtos cerâmicos (até Porto de Imbituba para exportação).

Os interessados em integrarem a comitiva da ACII que saíra às 12h30min de Itajaí podem confirmar presença pelo fone 047.3247.5500. (Com informações Assessoria do Sistema FIESC)


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS