quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/03/2013 | 08:33

Ação “Juntos pelo Rio” marca início dos programas de sustentabilidade da regata Transat Jacques Vabre

 

Limpar as margens do rio Itajaí-Açu, com a retirada do lixo acumulado em área delimitada entre os molhes e a ponte da BR 101, e dar início ao programa de sustentabilidade da regata Transat Jacques Vabre, que chega à Itajaí em novembro deste ano. Esse é o objetivo da ação “Juntos pelo Rio”, um mutirão de limpeza que terá sua segunda edição no dia 23 de março e será também um evento alusivo ao “Dia da Água”.

Também está programada a limpeza do Saco da Fazenda e ações educativas, que acontecerão durante os dias 22 e 23 no Centro Comercial Portuário (Vila da Regata). “Serão ações direcionadas a crianças e adolescente, bem como alunos do ensino fundamental, com o objetivo de despertar a comunidade para temas como sustentabilidade, saúde, entre outros”, informa a engenheira ambiental do Porto de Itajaí e coordenadora do evento, Medelin Pitrez dos Santos.

A organização é da Gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, em parceria com o SEMASA, FAMAIe apoio de empresas ligadas à área portuária, pesqueira, de navegação dos municípios de Itajaí e Navegantes. Terá ainda a participação da Capitania nos Portos, Defesa Civil, e Corpo de Bombeiros, bem como outras instituições de ensino e órgãos governamentais.

 

A regata– A regata Transatlântica Jacques Vabre é uma competição de vela que engloba um percurso de 5.395 milhas náuticas – em linha reta, da cidade francesa de Le Havre a Itajaí. A estimativa é de que cerca de 45 embarcações participem da disputa, cujo percurso deve levar mais de 20 dias. A largada está programada para o dia 03 de novembro de 2013, após nove dias de ampla programação festiva ao redor da bacia Paul Vatine, no Havre, e deve chegar a Itajaí por volta do dia 21.

         Além de ampla programação esportiva, artística e cultural, um abrangente programa de sustentabilidade será desenvolvido em paralelo a regata, com ações de educação ambiental.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS