quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/03/2013 | 08:29

Contribuinte terá 29% de desconto se pagar Taxa de Lixo à vista

 

Desconto vale para o pagamento em parcela única com vencimento em 25 de março.

 

O grupo de trabalho criado pelo prefeito Jandir Bellini para avaliar as planilhas de custo referentes aos valores dos carnês da tarifa do lixo, assinou, no início desta semana, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público, a empresa Ambiental e a Prefeitura de Itajaí, estabelecendo a redução da Tarifa do Lixo cobrada no município.  A comissão, formada por membros do Ministério Público, Prefeitura de Itajaí, Câmara de Vereadores, OAB, ACII, CDL, Intersindical Patronal, Associação de Moradores do Bairro Carvalho e Observatório Social, tinha como objetivo chegar a uma nova fórmula de cálculo, mas optou por outra abordagem: definir um abatimento ao valor atual dos boletos. Com essa decisão, ficou estabelecido que a população receberá um desconto de 19%.

De acordo com o presidente da Intersindical Patronal de Itajaí, Mauricio Cesar Pereira, no valor cobrado pela Ambiental estavam inseridos vários serviços prestados pela empresa, mas que o contribuinte não precisava pagar por alguns deles. Como por exemplo, a taxa de lixo hospitalar, serviço do aterro e sistema operacional. Agora, os moradores ficarão apenas com as despesas básicas de coletas de lixo. Caberá à prefeitura arcar com a implantação do aterro, a implantação do sistema e coleta hospitalar.

“Conseguimos em um curto espaço de tempo rever essa situação da cobrança da taxa de lixo e chegamos a um consenso e esse benefício será tanto para os contribuintes residenciais como também se estende aos comerciantes”, completa Pereira.

O líder da base governista da Câmara de Vereadores, Afonso Arruda, ressaltou o esforço das lideranças em buscar uma solução, sem levar a questão para o lado político.

“A demonstração de maturidade política e democrática foi positiva, onde não se levou para o lado da política partidária e sim política social”, destacou o vereador.

O líder da oposição, Thiago Morastoni, parabenizou a dedicação da equipe em resolver a questão pacificamente.

“Durante praticamente um mês esta comissão se reuniu e trabalhou assiduamente na busca de equilíbrio e justiça na cobrança deste serviço público essencial. Felizmente, depois de muita discussão e cálculos, chegamos a uma proposta final que vai beneficiar toda a população itajaiense”, comemora.

 

Pagamento

 

O desconto de 19% será dado com a isenção das parcelas de fevereiro e março, o que representa redução de 16,32%. Os itajaienses deverão pagar seus carnês somente a partir de abril. O contribuinte ganhará ainda desconto de 2,68% na última parcela, a ser paga em janeiro de 2014, completando os 19%. Quem preferir quitar a tarifa do lixo em parcela única terá desconto de 29% – os 19% citados, mais 10% referente ao pagamento à vista. O contribuinte terá até o dia 14 de março para pagar a tarifa em cota única e a Ambiental vai disponibilizar pela internet a impressão do boleto, já com os 29% de desconto.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS