sexta, 29 de março de 2024
Geral
06/03/2013 | 09:41

Resumo da 8ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí

 

Na 8ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí realizada nesta terça-feira, 5, foram discutidos e aprovados os seguintes requerimentos:

 

Afonso Arruda aprova pedido de urgência

O vereador Afonso Arruda (PMDB) teve aprovado o pedido de urgência para que o Projeto de Lei Ordinária nº 20/2013 seja deliberado em única discussão e votação na próxima sessão ordinária.

O projeto de lei cria funções gratificadas de fiscal do transporte coletivo. O exercício dessa função deverá ficar por conta de servidores efetivos e o projeto prevê também a flexibilização e a compensação da jornada de trabalho, justamente para possibilitar que a fiscalização possa ocorrer em qualquer horário, especialmente nos horários de pico.

--

Dedé pede escola de Ensino Médio no Santa Regina

O vereador Dedé – Márcio José Gonçalves (PP) conseguiu aprovação do requerimento 65/2013 para envio de ofício ao governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, para que informe se há alguma previsão de implantação de uma escola estadual de Ensino no Loteamento Santa Regina. O requerimento deve ser enviado com cópia à Secretaria Municipal de Educação e ao prefeito de Itajaí.

“É necessário que se tenha nesta localidade um colégio com Ensino Médio para que os jovens não precisem se deslocar todos os dias até bairros distantes dos seus para estudar. Não é possível que numa região em plena expansão como esta ainda não tenhamos esta estrutura”, defendeu o autor do requerimento.

Já o presidente da Casa, vereador Osvlado Gern (PP), afirmou que se reuniu com integrantes da Secretaria de Estado da Educação na última semana e foi informado de que Itajaí será contemplada com três escolas estaduais de Ensino Médio. De acordo com Gern, as escolas serão construídas no São Vicente, Itaipava e Santa Regina e os processos licitatórios serão lançados em breve.

O vereador Professor Acácio (PSDB) lembrou de sua experiência como professor em escola estadual, quando recebia alunos destas localidade citadas. Acácio destacou ainda, que com o reajuste da passagem de ônibus na cidade é cada vez mais importante que os estudantes possam se deslocar sem a necessidade do ônibus.

--

Paulinho Amândio pede recolocação de câmera no São Vicente

O vereador Paulinho Amândio (PDT) teve aprovado o requerimento 67/2013 para envio de ofício ao secretário de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, César Augusto Grubba, e à secretária municipal de Segurança do Cidadão, Susi Bellini, solicitando a recolocação da câmera de segurança que estava instalada na esquina da Rua Pedro Cristiano de Miranda com a Rua Manoel Francisco Coelho, bairro São Vicente. De acordo com Paulinho, depois de um acidente que avariou o equipamento, a câmera foi retirada do local e até agora não foi substituída.

“Antigamente este cruzamento sofria com assaltos constantemente e com o equipamento os crimes praticamente pararam. Esta localidade conta com muito movimento e por isso é importante que a câmera seja instalada novamente”, disse Amândio.

O vereador Carlos Ely (PPS) esclareceu que a instalação e localização das câmeras são de responsabilidade da Polícia Militar e do Governo do Estado, mas afirmou que o empenho das autoridades locais é muito importante para que as solicitações de Itajaí sejam atendidas.

--

Dedé pede comissão para estudar delimitação dos bairros

O vereador Dedé – Márcio José Gonçalves (PP) também conseguiu aprovação do requerimento 68/2013 para a implantação de Comissão Parlamentar Especial de Vereadores - nos termos do Art. 47 do Regimento Interno. A comissão Parlamentar Especial terá o objetivo de estudar a criação e delimitação dos bairros de Itajaí.

Dedé justificou que o correto é trazer a discussão para a Câmara para que juntamente com as autoridades municipais competentes e a comunidade, se faça uma análise geográfica para delimitar os bairros de Itajaí de forma correta.

O vereador Elói Camilo da Costa (PMDB) sugeriu que fosse feito um abaixo assinado para colher a opinião dos moradores, porque alguns deles, de acordo com Elói, não querem que sejam efetuadas mudanças.

Já o vereador Giovani Felix (PT), afirmou que há muito tempo a cidade tem problemas nesta área. “Temos becos sem nome, residências com números repetidos, entre outros, precisamos trabalhar unidos para resolver definitivamente estes problemas”, disse.

---

Osvaldo Gern pede providências para escola estadual do Limoeiro

O vereador Osvaldo Gern (PP) aprovou o requerimento 69/2013 para envio de ofício ao governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, para que proceda com urgência a reforma da Escola de Educação Básica Carlos Fantini, no bairro Limoeiro, ou viabilize a construção de um novo prédio para abrigar a escola.

Gern afirmou que visitou a escola com moradores do Limoeiro e viu de perto a dificuldade para que as crianças possam estudar. Segundo Gern, apesar do esforço da Gerência Regional de Educação em providenciar um espaço adequado para as aulas, é preciso uma atitude urgente. “A escola Carlos Fantini de hoje já não absorve mais a necessidade daquela região que tem se desenvolvido progressivamente”, disse o vereador que lembrou ainda que o Estado e até mesmo o Município devem dar mais atenção ao Limoeiro para que os benefícios gerados por este progresso fiquem na cidade de Itajaí ao invés de beneficiar o município de Brusque.

Já o vereador Tonho da Grade (PP) questionou se a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí não tinha conhecimento da falta de condições da escola e afirmou que a entidade deveria ter tomado uma atitude antes das aulas começarem, já que os principais prejudicados agora são os estudantes.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS