sexta, 19 de abril de 2024
Geral
06/03/2013 | 08:11

Presidente da Câmara pede urgência na reforma da Escola Carlos Fantini

 

O tema educação foi pauta na sessão de ontem (05) na Câmara de Vereadores de Itajaí. Com 15 votos favoráveis foi aprovado o requerimento de autoria do Vereador Osvaldo Gern (PP) que solicita ao Governo do Estado de Santa Catarina para que proceda com urgência a reforma da Escola de Educação Básica Carlos Fantini ou viabilize a construção de um novo prédio para abrigar a escola. 

Gern relatou que devido à interdição da escola os alunos tem encontrado dificuldade em estudar e que a localização da Carlos Fantini não absorve mais a necessidade daquela região. “Sabemos da preocupação da Clenira (gerente regional de educação da SDR Itajaí), que está na busca de ações para arrumar um local aqui no município de Itajaí ou em Brusque para que os alunos possam voltar às salas de aula”.

Em dezembro do ano passado (2012) foi identificada uma rachadura no prédio da Escola de Educação Básica Carlos Fantini, que comprometeu sua estrutura.

Mesmo com o início do ano letivo, os alunos não estão frequentando as salas de aula, muitos pais buscam informações sobre a reabertura da escola e outros estão tentando transferência para outras escolas estaduais em Itajaí e no município vizinho de Brusque.

Outro assunto da noite foi a conclusão do acesso à ponte nova do Limoeiro. Gern já falou com o prefeito Jandir Bellini e com o secretário de obras e serviços municipais Tarcízio Zanelatto e pediu agilidade para resolver esta questão junto à comunidade do bairro Limoeiro.  “Precisamos dar mais atenção ao Limoeiro para que os benefício gerados naquela comunidade fique no nosso município ao invés de beneficiar a cidade de Brusque”.

 

Gern na Tribuna

O vereador Osvaldo Gern usou a tribuna para falar sobre a questão da saúde. Gern iniciou sua fala relatando como funciona o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen e que o mesmo vem cumprindo seu papel social, sendo que mais de 80% do seu atendimento é através do Sistema Único de Saúde (SUS). “Somos referência na atividade cardíaca. Antes tínhamos que nos dirigir aos grandes centros em busca de atendimento, hoje muitos pacientes estão vindo para cá”, destacou e completou “A falta de leito no Marieta deve-se ao fato do fechamento do hospital Santa Inês e do Ruth Cardoso em Camboriú”.

Gern também fez coro ao Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, apresentado pelo vereador Carlos Augusto da Rosa (PP). O Projeto de lei de Iniciativa Popular tem por objetivo assegurar o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

De acordo com Gern, a Câmara de Vereadores vai disponibilizar cópias do abaixo assinado para que todos possam efetivamente participar deste processo. “O objetivo é colher 1,5 milhão de assinaturas para que os recursos sejam disponibilizados na quantidade necessária”, disse. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS