quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/03/2013 | 14:48

Pesquisadores da Univali vão testar “dieta brasileira”

 

Inicia neste mês de março, a aplicação de uma pesquisa na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que vai analisar os efeitos de uma dieta brasileira para pessoas com doenças cardiovasculares. A Univali é a única universidade catarinense convidada para participar do estudo nacional, encabeçado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração (HCor) e pelo Ministério da Saúde.

A pesquisa será aplicada em 40 centros de referência em cardiologia nas cinco regiões do Brasil. Em Santa Catarina, os testes vão ocorrer no Ambulatório de Cardiologia da Univali. A dieta chamada de “cardioprotetora” está sendo estudada por nutricionistas há mais de um ano. Além de conter alimentos benéficos para a saúde do coração, a dieta agrega receitas do cotidiano brasileiro, e respeita as culinárias regionais.

“As dietas que são prescritas hoje, em geral, são de nível mundial e baseadas principalmente na dieta mediterrânea, que incluem salmão, óleo de oliva, que não são tipicamente brasileiros. A dieta cardioprotetora do estudo tem o objetivo de focar nos alimentos nacionais, de fácil acesso”, explica Clarice Maria Specht, professora de Enfermagem e integrante da pesquisa.

Como será a pesquisa

No total, 50 pacientes serão acompanhados, pelo período de um ano, por uma equipe formada por nutricionistas, enfermeiros e médicos. É obrigatório que esse pacientes tenham mais de 45 anos e que sejam cardiopatas, ou seja, passado por algum evento cardiovascular, como uma infarto por exemplo. Metade deles seguirá a dieta cardioprotetora, e outros 50% vão alimentar-se conforme orientações que são de rotina no sistema de saúde.

Segundo Cristina Henschel de Matos, professora o curso de Nutrição da Univali e integrante da pesquisa, os primeiros passos da investigação serão a abordagem e o cadastramento dos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao ambulatório da Univali.

“Até o momento, esta pesquisa é considerada o maior estudo clínico comparativo realizado em nutrição no Brasil com pacientes cardíacos”, destaca a nutricionista.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS