quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/03/2013 | 08:42

Radionovela novela produzida por alunos da EJA é destaque em Revista Nacional

 

Amante de uma boa história e professora de português na Rede Municipal de Ensino, Josiane Teixeira tem como principal desafio trabalhar a leitura com jovens e adultos, “que muitas vezes usam como desculpa a falta de tempo para justificar o pouco envolvimento com a literatura”. Foi neste contexto que a professora propôs aos seus alunos o projeto “Vivências Literárias”, com os objetivos de difundir a leitura, a produção textual, o uso das novas tecnologias e o convívio com livros, reunindo pessoas das mais diferentes idades.

O resultado superou as expectativas, tanto que uma das atividades está estampada em três páginas coloridas da revista com circulação nacional “Pátio, Ensino Fundamental”, deste mês. Além disso, o projeto alcançou a 3ª colocação na 2ª Edição do Mérito Educacional, evento realizado pela Secretaria de Educação de Itajaí para valorizar e divulgar experiências de sucesso da Rede Municipal.

A publicação na Revista Pátio é um texto escrito em primeira pessoa pela professora Josiane Teixeira, sobre a radionovela produzida pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que teve como ponto de partida a obra “A Megera Domada”, de William Shakespeare e sua releitura feita pelo brasileiro Walcyr Carrasco em livro, e na televisão, “O Cravo e a Rosa”.

A radionovela envolveu cerca de 150 alunos da EJA e foi ao ar no ano passado por meio de um website. “Observei que durante as gravações, os alunos construíam outro texto, outra visão, dando vida às personagens, que agora eram eles, fazendo observações muito críticas: ‘Professora, eu mato esse Shakespeare!’, disse um aluno. A partir dessa observação percebi que o trabalho com textos mais complexos requer intervenções de maneira processual”.

Josiane Teixeira conta que após este projeto a Biblioteca do Centro Educacional Pedro Rizzi da Rede Municipal de Itajaí, onde funciona uma das unidades da EJA e onde a professora atua, passou a ser um lugar mais dinâmico. “O acervo passou a ser reconhecido por todos. As obras recém-chegadas ganhavam lugar de destaque e apreciação”.

A Revista Pátio socializa informações qualificadas de professores brasileiros, com abordagens de temas centrais emergentes nas salas de aula e meios acadêmicos do país e do exterior. O periódico divulga os conhecimentos de ponta e as experiências bem-sucedidas de educadores de renome e grande prática pedagógica.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS