sexta, 19 de abril de 2024
Geral
20/02/2013 | 08:27

Prefeito participa do lançamento do Sistema de Prevenção e Mitigação de Desastres

 

O Prefeito Jandir Bellini, a Vice Prefeita Dalva Rhenius, e o Coordenador da Defesa Civil Everlei Pereira estiveram nesta terça-feira (19) em Rio do Sul, onde o Governador Raimundo Colombo assinou a ordem de serviço para a compra do radar meteorológico de Santa Catarina e lançou o Sistema de Prevenção e Mitigação de Desastres do Estado.

O radar meteorológico entrará em funcionamento até fevereiro de 2014, e será instalado em Lontras, ponto estratégico para monitorar eventos naturais como frentes frias, ventanias, chuvas e granizo. As tempestades poderão ser detectadas com até três horas de antecedência. O equipamento vai atender 190 municípios, dentre eles Itajaí. “Com esse radar, diminuem as chances de seremos pegos de surpresa, igual ocorreu há poucos dias, alagando diversas ruas da cidade”, lembra o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira.

O governador também apresentou o projeto executivo da sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga, sete barragens de pequeno porte no Alto Vale. Também serão feitas melhorias no canal do Rio Taió (3,7 quilômetros) e estudos ambientais e projetos no canal em Timbó (1 quilômetro) e Rio do Sul (8,2 quilômetros). No Rio Itajaí-Mirim, serão construídas comportas, barragens de médio porte em Botuverá e obras de melhoramento fluvial. O projeto deve ser concluído em 5 anos e essa primeira etapa terá um investimento de R$ 600 milhões.

Para Itajaí, até dezembro serão lançados editais de licitação para a construção de duas comportas no curso antigo do Itajaí Mirim, no valor de 44 milhões, e mais 50 milhões para o melhoramento fluvial do Itajaí Mirim. “São projetos de grande importância para a contenção de cheias em todo o estado. E Itajaí, que fica na foz do rio Itajaí Açu, será diretamente beneficiada, pois à medida que as cidades do Alto Vale e Médio conseguirem diminuir os impactos dos desastres, aqui também conseguiremos garantir maior segurança para a população” destaca o prefeito, Jandir Bellini. 

O projeto terá início pela ação de sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga. A medida aumentará em dois metros a barragem Oeste, localizada em Taió, e a Sul, em Ituporanga. Incluindo a melhoria de operação das suas comportas e os dispositivos de regulação das enchentes, o que reduzirá o escoamento da vazão dos rios da Bacia, ampliando a capacidade de armazenamento, contenção das águas e retardando a elevação do nível dos rios.

A capacidade da Barragem Oeste, Taió é de 83 milhões de metros cúbicos e passará para 99,3 milhões de metros cúbicos, incremento de 19,5% na capacidade de armazenamento do reservatório. A barragem de Ituporanga é de 93 milhões de metros cúbicos e passará para 110 milhões de metros cúbicos. Um incremento de 18,3% na sua capacidade. O valor da obra é de R$ 33 milhões.

Em seguida, será a construção de comportas no Rio Itajaí-Mirim. A instalação das comportas de regulação no Rio Itajaí Mirim tem por finalidade controlar a vazão de afluente proveniente do montante (locais do rio que se situam antes das comportas), mantendo a vazão dentro da capacidade de escoamento, e proteger dos efeitos do refluxo proveniente da jusante (locais do rio que se situam depois das comportas), durante picos de enchente.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS