sábado, 20 de abril de 2024
Geral
14/02/2013 | 09:25

Univali integra pesquisa nacional sobre dieta para cardíacos

 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é a única universidade catarinense que participará de um estudo nacional, encabeçado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração (HCor) e pelo Ministério da Saúde, para analisar os efeitos de uma dieta brasileira em pessoas com doenças cardiovasculares.

A pesquisa, intitulada: “Efeito do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor na prevenção secundária dos pacientes com doenças cardiovasculares”, será aplicada em 40 centros de referência em cardiologia nas cinco regiões do Brasil. Em Santa Catarina, a aplicação do estudo será no Ambulatório de Cardiologia da Univali.

A dieta chamada de “cardioprotetora” está sendo estudada por nutricionistas há mais de um ano. Além de conter alimentos benéficos para a saúde do coração, a dieta agrega receitas do cotidiano brasileiro, e respeita as culinárias regionais.

“As dietas que são prescritas hoje, em geral , são de nível mundial, e incluem salmão, óleo de oliva, que não são tipicamente brasileiro. A dieta cardioprotetora brasileira tem o objetivo de focar nos alimentos nacionais, de fácil acesso”, explica Clarice Maria Specht, professora de Enfermagem e integrante da pesquisa.

No total, 50 pacientes serão acompanhados, pelo período de um ano, por uma equipe formada por nutricionistas, enfermeiros e médicos. É obrigatório que esse pacientes tenham mais de 45 anos e que sejam cardiopatas, ou seja, passado por algum evento cardiovascular, como uma infarto por exemplo. Metade deles seguirá a dieta cardioprotetora, e outros 50% vão alimentar-se conforme orientações que são de rotina no sistema de saúde.

Segundo Cristina Henschel de Matos, professora o curso de Nutrição da Univali e integrante da pesquisa, os primeiros passos da investigação devem iniciar em março, com a abordagem e o cadastramento dos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao ambulatório da Univali.

“Até o momento, este é considerado o maior estudo clínico comparativo em nutrição no Brasil com pacientes de atenção secundária em cardiologia”, destaca a nutricionista.  


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS