quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/02/2013 | 08:59

Thiago Morastoni e Giovani Felix entram com ação pedindo a suspensão da cobrança da tarifa da coleta de lixo

 

Os vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em Itajaí, Thiago Morastoni e Giovani Felix, em conjunto com a Associação dos Moradores do Bairro Carvalho, ingressaram, no final da tarde desta quinta-feira (07), com uma Ação Civil Pública pedindo a imediata suspensão da cobrança da tarifa de coleta de lixo na cidade, sem que o serviço à população seja interrompido. A medida foi tomada após inúmeras reclamações a respeito da abusiva cobrança no município, com casos de cidadãos pagando mais caro pela coleta do lixo do que pelo IPTU.

De acordo com o parlamentar Thiago Morastoni, a cobrança da tarifa de lixo da forma como foi concebida, calculada em cima da área construída do terreno, é injusta e fere toda a comunidade porque não condiz com a realidade. “Um itajaiense pode morar sozinho em uma residência de 200 metros quadrados, enquanto outros sete ocupam um imóvel de 60 metros quadrados. A produção de lixo dessas sete pessoas será bem maior, mas hoje o cidadão que vive na propriedade maior, mesmo gerando menos lixo, é quem paga mais caro pelo serviço”, exemplifica o vereador.

Morastoni acredita que o critério mais justo para a aplicação dos valores à comunidade é calcular a coleta de lixo através do consumo de água das residências, o que seria mais condizente com a realidade. “A Ação Civil Pública que protocolamos tem o objetivo de rediscutir os critérios de aplicação da cobrança desta tarifa de forma justa e equilibrada. Agora está nas mãos da Justiça”, completa o parlamentar.

Giovani Felix compartilha da mesma opinião de seu colega de partido e lembra que tem conversado diariamente com cidadãos indignados com o valor tarifa de lixo. “As pessoas ligam cobrando providências e o assunto em todas as casas e bairros é o mesmo. Como representante da comunidade, tenho que me posicionar e por isso entro nessa luta com meu companheiro de partido”, ressalta o outro vereador do PT na Câmara de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS